últimas notícias
Foram realizadas ações de tapa-buraco, capinação de mato, além de atendimento à população
Foram realizadas ações de tapa-buraco, capinação de mato, além de atendimento à população
Foto: MARCELO PEREIRA/SECOM/PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mais de 4 mil são atendidos em mutirão na zona leste

Ação da Prefeitura incluiu zeladoria e orientações à população da região central de Itaquera; mutirão foi realizado no último sábado

O Mutirão nos Bairros, série de atividades da prefeitura de São Paulo para levar serviços públicos para a comunidade, aconteceu no sábado (11) na Praça da Estação, região central de Itaquera, na zona leste da cidade. Mais de 4 mil atendimentos foram realizados.

O prefeito Bruno Covas esteve presente no evento. "É um programa que retoma as ações participativas junto à comunidade. A gente junta aqui as ações de zeladoria, de cuidar da praça e cuidar da rua, às ações de cuidar das pessoas. Temos várias secretarias, todas aquelas que oferecem serviços diretos às pessoas", comentou Covas, que visitou todas as tendas onde havia ações da Prefeitura.

As ações de zeladoria contaram com limpeza de galerias, operação tapa-buraco, capinação de mato, pintura de guias e grades, varrição de ruas, poda de árvores e plantio de mudas.

Na tenda da secretaria da Saúde, houve vacinação contra febre amarela e gripe, além de orientações sobre atividades físicas, alimentação saudável e combate à dengue, zika e chikungunya.

Sobre atendimento de Assistência e Desenvolvimento Social, famílias em situação de vulnerabilidade social foram cadastradas no CadÚnico. A secretaria da Pessoa com Deficiência levou orientações sobre inclusão social.

Houve também atendimentos às mulheres pela secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; a coordenação de promoção da Igualdade Racial orientou os moradores com relação a casos de discriminação, preconceito e racismo. Uma unidade móvel LGBTI marcou presença em Itaquera, para informar os moradores sobre como agir em caso de denúncias de violência e discriminação.

Uma unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) atendeu os moradores com vagas de trabalho. Uma unidade móvel da Sabesp forneceu atendimento a parcelamento de dívidas e 2ª via de contas de água. O projeto Mutirão nos Bairros já passou por cinco subprefeituras da Capital: São Mateus, Santo Amaro, Guaianases, Campo Limpo e Parelheiros. (GSP)

Tops da Gazeta