últimas notícias
O 1ª Distrito Policial, na Sé,  é um 23 dos casarios, edifícios e casas operárias tombados pela Prefeitura de São Paulo nesta terça
O 1ª Distrito Policial, na Sé, é um 23 dos casarios, edifícios e casas operárias tombados pela Prefeitura de São Paulo nesta terça
Foto: WILSON MOREIRA/FUTURA PRESS/FOLHAPRESS

Caminho histórico e imóveis da Liberdade são tombados

A Prefeitura de São Paulo homologou na última
terça-feira o tombamento do traçado e da geometria sinuosa do caminho histórico das ruas da Glória e do Lavapés, na Liberdade, zona central da Capital. A determinação também inclui 23 casarios, edifícios e casas operárias do entorno, entre os quais estão o antigo prédio da associação Lega Italica e a atual do 1º Distrito Policial (Sé).

O tombamento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em março de 2018. A decisão descartou outros 26 imóveis que também haviam sido originalmente indicados como bens de interesse.

O caminho parte da região central da capital paulista em direção a Santos, passando pelo Ipiranga, na zona sul, que era percorrido por tropeiros antes das ferrovias. A resolução de tombamento reitera que trajeto precisa ser "requalificado" por concentrar "importantes elementos físicos e culturais da identidade paulistana". (EC)

Tops da Gazeta