Publicidade

X

Capital

PF desarticula quadrilha de contrabando de migrantes

Bruno Hoffmann

Publicado em 21/08/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Documentos de terceiros apreendidos em um dos endereços vistoriados pela operação da Polícia Federal em São Paulo / / Divulgação PF

A Polícia Federal em São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira uma operação para desarticular uma rede de contrabando de migrantes aos Estados Unidos. A Operação Big Five cumpriu três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão no estado de São Paulo.

As investigações se iniciaram em julho de 2018. Os investigadores tiveram a cooperação jurídica internacional. Há indícios de que o grupo ajudou até pessoas suspeitas de ligação com o terrorismo.

De acordo com a PF, o grupo criminoso providenciava passaportes e vistos brasileiros falsos em países da África, de onde partiam os migrantes ilegais com destino a São Paulo. Eles eram recebidos pela organização criminosa, tinham os passaportes retidos e eram hospedados no centro da Capital. Depois, iam para Rio Branco, no Acre, onde seguiam por via terrestre pelo Peru até a fronteira do México com os Estados Unidos.

Segundo a PF, o grupo cometeu crimes de contrabando de migrantes, formação de organização criminosa, falsificação de documento e divulgação de material nazista. (GSP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

LUTO

Daniel Kahneman, psicólogo que ganhou Nobel e pai da economia comportamental, morre aos 90 anos

Sua morte foi confirmada por sua parceira que se recusou a dizer onde ele faleceu

INVENTOR BRASILEIRO

Le Victoria: Relembre o primeiro voo de um balão dirigível no Brasil, em 1882

Dirigível foi criado pelo inventor paraense Júlio Cézar Ribeiro de Sousa com o nome em homenagem à sua esposa

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter