últimas notícias
Documentos de terceiros apreendidos em um dos endereços vistoriados pela operação da Polícia Federal em São Paulo
Documentos de terceiros apreendidos em um dos endereços vistoriados pela operação da Polícia Federal em São Paulo
Foto: Divulgação PF

PF desarticula quadrilha de contrabando de migrantes

A Polícia Federal em São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira uma operação para desarticular uma rede de contrabando de migrantes aos Estados Unidos. A Operação Big Five cumpriu três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão no estado de São Paulo.

As investigações se iniciaram em julho de 2018. Os investigadores tiveram a cooperação jurídica internacional. Há indícios de que o grupo ajudou até pessoas suspeitas de ligação com o terrorismo.

De acordo com a PF, o grupo criminoso providenciava passaportes e vistos brasileiros falsos em países da África, de onde partiam os migrantes ilegais com destino a São Paulo. Eles eram recebidos pela organização criminosa, tinham os passaportes retidos e eram hospedados no centro da Capital. Depois, iam para Rio Branco, no Acre, onde seguiam por via terrestre pelo Peru até a fronteira do México com os Estados Unidos.

Segundo a PF, o grupo cometeu crimes de contrabando de migrantes, formação de organização criminosa, falsificação de documento e divulgação de material nazista. (GSP)

Tops da Gazeta