Publicidade

X

Capital

Linha 5-Lilás testa pagamento por QR Code

Sistema permite pagamento pelo celular; testes serão feitos até o dia 18 nas estações Largo 13 e Giovanni Gronchi

ALINE

Publicado em 08/10/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Estação Giovanni Gronchi, na zona sul da Capital, uma das estações em que o teste está sendo feito / /ViaMOBILIDADE

A Linha 5-Lilás iniciou nesta segunda-feira um
projeto-piloto para o pagamento da passagem por meio de QR Code, um código de barras em 2D que pode ser em gerado por aplicativo de celular. Os testes serão feitos até o dia 18 nas estações Largo 13 e Giovanni Gronchi, na zona sul de São Paulo.

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 5, informou que a compra do bilhete digital deverá ser feita com cartão de crédito pelo aplicativo VouD, disponível gratuitamente na Google Play e na App Store.

"Basta o passageiro encostar o código no leitor da mesma forma que já faz com o bilhete único", explicou a ViaMobilidade, em nota.

Os passageiros também podem realizar a compra com cartão de débito nas máquinas de autoatendimento das estações. Neste caso, depois de efetuar o pagamento, o bilhete com o QR Code será impresso e estará pronto para ser validado nas catracas habilitadas nas duas estações.

Durante os 12 dias de teste, as vendas por QR Code estarão disponíveis da seguinte forma:

- Primeira semana (de 7 a 12 de outubro): das 10 horas às 16 horas;

- Segunda semana (de 13 a 16 de outubro): das 8 horas às 20 horas.

Os bilhetes adquiridos com QR Code têm validade até o dia 18, período de validação da tecnologia, mas a recomendação da ViaMobilidade é que sejam utilizados preferencialmente em até 72 horas após a compra para evitar que a impressão do código em papel sofra desgaste e não dê leitura.

Os demais bilhetes em vigor, incluindo o clássico Edmonson (unitário), continuam valendo normalmente.

COMO COMPRAR.

Em totens de autoatendimento, a compra pode ser feita por cartão de débito. Outra possibilidade é fazer a aquisição, por cartão de crédito, pelo aplicativo VouD, disponível para Android e iOS. Neste caso, o QR Code será gerado no celular do usuário e basta encostar o aparelho na catraca.
(EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Vagas para estudantes

Prefeitura de Itapevi abre seleção para estágio; confira vagas e salários

Processo seletivo é organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola; ao todo, serão 61 vagas disponíveis

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter