últimas notícias

Unifesp cria campus na zona leste de SP

O Conselho Universitário da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aprovou neste mês o curso de geografia no campus zona leste da instituição na capital paulista. Cobrada desde os anos os anos 1970 na região, a medida garante a implementação de fato da universidade na região.

A previsão é que o curso comece no primeiro semestre de 2020, com 26 professores já contratados. A forma de acesso será por vestibular e atenderá 60 alunos inicialmente (são 20 vagas para o bacharelado e 40 para a licenciatura).

"Essa universidade tem uma história de mobilização muito antiga dos movimentos sociais que reivindicam a necessidade de ter uma universidade pública na zona leste de São Paulo", conta Tiaraju D'Andrea, 39, professor de sociologia da Unifesp.

O DCE (Diretório Central dos Estudantes), principal entidade de representação dos estudantes de toda a Unifesp, se posicionou em defesa da abertura do curso. No entanto, questiona se haverá políticas de permanência estudantil como bolsas, alimentação e moradia aos estudantes. (FP)

Tops da Gazeta