últimas notícias

Capital

Em unidade da zona sul da Capital, idosos receberam vacina no carro. ESTADO/A3
Em unidade da zona sul da Capital, idosos receberam vacina no carro. ESTADO/A3
Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Prefeitura imuniza 308 mil pessoas no 2º dia da campanha de vacinação contra a gripe

Nesta primeira etapa, campanha é exclusiva a idosos e profissionais da saúde; vacina não tem eficácia contra coronavírus, mas ajuda no diagnóstico para o Covid-19

Mais de 308 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe (Influenza), segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, nos dois primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A ação ocorre desde segunda-feira (23) nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta primeira etapa, a ação é exclusiva para idosos e profissionais da saúde.

Na cidade de São Paulo, a vacinação também ocorrerá em 450 escolas municipais, e contará com a participação de mais de 600 instituições (como associações de moradores, casas de repouso, igrejas e templos, escolas de samba, entre outras), para levar a vacina para pessoas acamadas. A prefeitura afirma que vai oferecer 264 vans para que as equipes de saúde cheguem a esse público.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o coronavírus. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, será importante para auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são parecidos. Também evitará que mais pessoas procurem o sistema de saúde.

Todo ponto de vacinação terá um médico para avaliar as pessoas. As ações contam com a participação de 20 mil funcionários das equipes de saúde, além de dois mil estagiários em saúde da prefeitura. Em meio à pandemia de coronavírus, a gestão municipal afirmou que projetou a campanha para evitar aglomerações.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe mira os idosos por serem um dos grupos vulneráveis ao coronavírus. As próximas fases da campanha se estendem para gestantes, professores, portadores de doenças crônicas, crianças a partir dos 6 meses até os 6 anos de idade.

O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a gripe será no dia 9 de maio.

Comentários

Tops da Gazeta