últimas notícias
Movimento na região do Brás após reabertura do comércio em SP
Movimento na região do Brás após reabertura do comércio em SP
Foto: Mineto/Futura Press/Folhapress

Capital registra 48% de índice de isolamento social

Número medido no sábado (20) ainda representa uma baixa adesão na Capital; taxa considerada ideal é acima de 70%

A cidade de São Paulo registrou 48% de isolamento social no último sábado (20), de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP), do Governo de São Paulo. De acordo com a gestão João Doria (PSDB), o número ainda representa uma baixa adesão da Capital.

O isolamento social é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus, mesmo após o plano de retomada econômica de parte das atividades comerciais na Capital. A taxa considerada ideal é acima de 70%.

O Simi-SP analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

A central de inteligência é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações não desrespeitam a privacidade de cada usuário, segundo o governo.

Fase amarela.

Apesar do isolamento social na Capital ser considerado aquém do ideal, o governador João Doria pode anunciar na próxima sexta-feira (26) o avanço da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo para a fase amarela de flexibilização econômica do Plano São Paulo. A afirmação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Regional do governo paulista, Marco Vinholi, à “TV Globo” na manhã desta segunda-feira.

Na fase amarela, essas regiões teriam permissão de retomar as atividades, com restrições, de bares, restaurantes e salões de beleza.

"A nossa expectativa, acompanhando até a próxima sexta-feira, é que aqui na Grande São Paulo e na Capital a gente possa seguir com essa melhora. Não consigo cravar porque nós teremos que ver os números do fim de semana até quarta-feira, até hoje no laranja mas com melhora que pode levá-los para o amarelo, não sei se vamos chegar nessa semana ainda, mas a melhora tem acontecido rumo à fase amarela", afirmou.

Comentários

Tops da Gazeta