últimas notícias
O uso de máscara passou a ser obrigatório no transporte público da Capital
O uso de máscara passou a ser obrigatório no transporte público da Capital
Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Folhapress

Quase 10% da população da cidade de SP já pode ter se contaminado pela Covid-19, diz prefeitura

Gestão apresentou nesta terça-feira o inquérito sorológico produzido pela prefeitura; marge de erro é de 1,7%

De acordo com o inquérito sorológico apresentado pela Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira, 9,5% da população já pode ter sido infectada pela Covid-19 na Capital, ou 1,16 milhão de pessoas. A margem de erro é de 1,7%.

“Nosso objetivo é conhecer a situação sorológica da população da cidade de São Paulo estimando a real letalidade e direcionando novas estratégias. Ou seja, identificarmos o número de suscetíveis e planejarmos a volta gradativa das atividades na cidade em função dos resultados que o inquérito apresenta”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Para realização da pesquisa, segundo a gestão municipal, foram sorteadas 12 pessoas no perímetros de cada uma das 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) numa base de dados de 3,3 milhões de domicílios. Os testes imunocromatográficos igm/igg com punção periférica (coleta de sangue) foram realizados em 5.664 pessoas para análise a partir do soro com um grau de confiabilidade de 99%, diferente do teste rápido que dá um grau de confiabilidade que não ultrapassa 66%.

O inquérito foi aprovado pelos comitês de ética da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Ministério da Saúde. Os exames foram realizados no LabZoo (laboratórios da prefeitura), com a coleta e todo questionário feitos pelos profissionais das 472 UBSs.

Segundo o secretário Edson Aparecido, o inquérito será feito em cinco fases. “Essa fase que estamos apresentando hoje é a fase zero. Teremos mais quatro fases a cada 15 dias com o mesmo número de pessoas sorteadas”, explicou.

Comentários

Tops da Gazeta