Entre em nosso grupo
2
Moradores cobram ações do município contra a proliferação dos insetos; petição on-line tem mais de 20 mil assinaturas
14/09/2020 às 11:47 atualizado em 14/09/2020 às 11:49
Continua depois da publicidade
Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo 156 recebeu 526 reclamações sobre mosquitos nas duas primeiras semanas de setembro | Reprodução/Twitter
O clima quente trouxe uma invasão de mosquitos e pernilongos na capital paulista. De acordo com a gestão municipal, o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo 156 já recebeu 526 reclamações sobre mosquitos nas duas primeiras semanas de setembro.
Continua depois da publicidade
Moradores da zona oeste da Capital fizeram um abaixo-assinado online para tentar solucionar o problema. A iniciativa cobra ações do município contra a proliferação dos insetos. Até o momento, o documento tem mais de 20 mil assinaturas.
"Solicito que os políticos e entidades da cidade de São Paulo verifiquem e façam a dedetização e também incluam em sua agenda periódica para população não pagar a conta com a sua saúde em risco", diz o texto da petição.
"Infelizmente, já faz alguns anos que a prefeitura, subprefeitura de Pinheiros e Centro de Zoonoses da cidade de São Paulo não estão colocando em seu cronograma a dedetização da margem do Rio Pinheiros", ressalta o abaixo-assinado.
Continua depois da publicidade
A Associação Viva Leopoldina também fez uma petição sobre os pernilongos. "A invasão de pernilongos na região do rio Pinheiros está assustando os moradores das proximidades! O número de pernilongos na região aumentou de forma assustadora", diz o texto da Associação.
Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que faz a aplicação de inseticida na zona oeste por meio de termonebulização desde o início de agosto.
Também informou que realiza "monitoramento quinzenal de todos os córregos pertencentes à área de abrangência da região; envio de relatórios mensais à Divisão de Vigilância em Zoonoses e à Subprefeitura local; solicitação de manutenção e limpeza de bueiros e galerias; vistorias nos endereços solicitados; mapeamento e diagnóstico de área, com o cruzamento de informações obtidas em vistorias; aplicação de inseticida em áreas delimitadas".
Continua depois da publicidade
Os córregos da região são limpos periodicamente, segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras. Foram limpos 1.223.123 metros de extensão desde janeiro deste ano.
Nesta segunda-feira (14), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) informou que o trabalho de despoluição do Rio Pinheiros continua em meio à pandemia. De acordo com Doria, o rio estará limpo até 31 de dezembro de 2022.
Bom dia, pessoal. O trabalho de despoluição do Rio Pinheiros segue a todo vapor. Não houve interrupção das obras durante a pandemia e mais de 4 mil empregos estão sendo gerados. Vamos entregá-lo limpo aos brasileiros de SP até 31 de dezembro de 2022. #NovoRioPinheiros #GovernoSP pic.twitter.com/3n9gPpNA43
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Infestação de pernilongos no bairro de Pinheiros em São Paulo... resultado de 15 minutos de uso de raquete elétrica por meu filho de 11 anos! pic.twitter.com/xuEdkuTeur
— João P R Capobianco (@jprcapo) September 14, 2020
nossa eu nunca vita tanto pernilongo na minha vida nessa cidade. Só entre ontem e hoje eu ja matei uns 15, fora os outros que eu não consegui. TA MUITO CALOR AAAAAAA que ódio
Continua depois da publicidade
rio Pinheiros, você me paga pela quantidade de pernilongo viu...
— novak (@VonakNovak) September 14, 2020
Continua depois da publicidade
Se pernilongo passasse coronavirus Pinheiros era dizimada numa única noite. pic.twitter.com/wsiVCQFxNp
— Lívia Vasconcelos (@livsvasconcelos) September 14, 2020
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade