Entre em nosso grupo
2
Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Capital; investigações apontam que obras produzidas com o material eram vendidas em barracas da feira de antiguidades
15/09/2020 às 12:29
Continua depois da publicidade
PF apreendeu peças de marfim em um dos endereços da operação | /Divulgação/Polícia Federal
Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra o tráfico de partes de animais exóticos. Um dos focos da operação foi a comercialização ilegal de marfim, material extraído de dentes de elefantes. Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Capital.
Continua depois da publicidade
Os alvos foram lugares supostamente vinculados a pessoas que importaram, adquiriram ou comercializaram obras de arte feitas com marfim. De acordo com a PF, um homem foi preso por porte ilegal de armas e munição em um dos endereços.
Os agentes também encontraram duas carabinas que estavam com certificado de colecionador vencido desde 2012. As investigações apontam que os objetos e as obras produzidas com o material eram vendidos em barracas da feira de antiguidades realizada aos domingos, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.
A operação “Marfim” foi realizada em cooperação com a Polícia Ambiental do estado de São Paulo e o Ibama. Indícios prévios confirmando a existência da prática ilegal na feira já tinham sido realizados pela Coordenação de Inteligência de Fiscalização da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama.
Continua depois da publicidade
Os investigados serão ouvidos a respeito das origens do marfim apreendido, segundo a polícia. Os objetos apreendidos serão encaminhados a um exame pericial e os suspeitos poderão responder por crimes de delito de contrabando ou receptação dolosa qualificada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade