últimas notícias
Vista aérea de São Paulo
Vista aérea de São Paulo
Foto: RAFAEL NEDDERMEYER/FOTOS PÚBLICAS

Eleições 2020: Veja quem são os candidatos à Prefeitura de São Paulo

São 14 candidatos à prefeitura; eleições estão marcadas para os dias 15 e 29 de novembro

Foi dada a largada para as eleições municipais de 2020 e as últimas semanas foram marcadas pela realização das convenções partidárias que oficializaram as candidaturas a prefeito de São Paulo. As eleições acontecem no mês de novembro por conta da pandemia do coronavírus. O primeiro turno está marcado para o dia 15 e o segundo turno para o dia 29 de novembro. Ao todo a capital paulista terá 14 postulantes ao cargo de prefeito. Saiba quem são eles:

Andrea Matarazzo (PSD)

Macaque in the trees
Andrea Matarazzo (PSD) e Marta Costa (PSD)

A candidatura de Andrea Matarazzo (PSD) à Prefeitura de São Paulo foi oficializada em dia 31 de agosto. Marta Costa será a candidata a vice na chapa de Matarazzo.

Andrea Matarazzo, de 63 anos, foi embaixador e ministro da Comunicação no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na capital paulista, Matarazzo, atuou como subprefeito da Sé. 

Antonio Carlos Silva (PCO)

Macaque in the trees
Antonio Carlos Silva (PCO) e Henrique Áreas (PCO

A candidatura de Antonio Carlos Silva (PCO) à Prefeitura de São Paulo foi oficializada no dia 12 de setembro. Henrique Áreas é o candidato a vice-prefeito na chapa de Antonio Carlos.

Antonio Carlos Silva, de 57 anos, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele integra a executiva nacional do PCO.

Arthur do Val (Patriotas)

Macaque in the trees
Arthur do Val (Patriotas) e Adelaide Oliveira (Patriotas)

A candidatura do deputado estadual Arthur do Val (Patriotas) foi oficializada no dia 7 de setembro. Adelaide Oliveira será a candidata a vice-prefeita na chapa do Val.

Arthur do Val, de 34 anos, estudou Engenharia Química na Escola de Engenharia Mauá. Ele foi eleito deputado estadual em São Paulo em 2018.

O candidato também é conhecido por fazer vídeos para o YouTube, e seu canal “Mamãe Falei” tem mais de 2 milhões de inscritos.

Bruno Covas (PSDB)

Macaque in the trees
Bruno Covas (PSDB) e Vereador Ricardo Nunes (MDB)

A candidatura de Bruno Covas (PSDB) à reeleição à Prefeitura de São Paulo foi oficializada no último sábado, dia 12. O vereador Ricardo Nunes (MDB) será o candidato a vice-prefeito na chapa de Covas.

Bruno Covas tem 40 anos e é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e também em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Ele foi eleito como vice-prefeito em 2016 e assumiu a prefeitura em 2018, quando João Doria (PSDB) deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado.

  

Celso Russomanno (Republicanos)

Macaque in the trees
Celso Russomano (Republicanos) e Marcos da Costa (PDT)
O deputado federal Celso Russomanno foi confirmado na tarde da quarta-feira, dia 16 e setembro, como candidato a prefeito A convenção do Republicanos, que aconteceu no tempo limite do prazo, também anunciou que o PTB desistiu de lançar Marcos da Costa à prefeitura e o indicou para a vaga de vice na chapa encabeçada por Russomanno.

Celso Russomano tem 64 anos, é advogado pela Faculdade de Direito de Guarulhos e ficou conhecido por seu programa de televisão em defesa do consumir. Russomanno está no sexto mandato como deputado federal. Nestas eleições, ele tentará pela terceira vez consecutiva a candidatura a prefeito da Capital.

Filipe Sabará (NOVO)

Macaque in the trees
Filipe Sabará (Novo) e Marina Helena (Novo)

A candidatura de Filipe Sabará (Novo) foi oficializada à Prefeitura de São Paulo em 5 de setembro. A economista Marina Helena será a candidata a vice-prefeita na chapa de Sabará.

Filipe Sabará, de 37 anos, é formado em marketing. Ele foi secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo durante a gestão do então prefeito João Doria (PSDB).

Guilherme Boulos (PSOL)

Macaque in the trees
Guilherme Boulos (PSOL) e Luiza Erundina (PSOL)

A candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo foi oficializada em 5 de setembro. A deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina, de 85 anos, é a candidata a vice-prefeita na chapa de Boulos.

Guilherme Boulos, de 38 anos, é formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Em 2018, o candidato concorreu à Presidência da República pelo PSOL e obteve 617 mil votos válidos no primeiro turno.

Jilmar Tatto (PT)

Macaque in the trees
Jilmar Tatto (PT) e Carlos Zarattini (PT)

A candidatura de Jilmar Tatto (PT) à Prefeitura de São Paulo foi anunciada no dia 12 de setembro. O candidato a vice-prefeito será o deputado federal Carlos Zarattini (PT). Tatto fez seu primeiro discurso como candidato à prefeito ao lado do ex-prefeito Fernando Haddad, na zona sul da Capital.

Jilmar Tatto, de 55 anos, é formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema, interior paulista. Ele foi deputado federal por dois mandatos consecutivos, em 2006 e 2010. Em 2013, assumiu o cargo de Secretário Municipal de Transportes durante a gestão de Fernando Haddad.

Joice Hasselman (PSL)

Macaque in the trees
Joice Hasselmann (PSL) e Ivan Leão Sayeg (PSL)

A candidatura da deputada federal Joice Hasselmann à Prefeitura de São Paulo foi oficializada em 31 de agosto. O herdeiro da Casa Leão Joalheria, Ivan Leão Sayeg é o candidato a vice-prefeito na chapa de Hasselmann.

Joice Hasselman, de 42 anos, é jornalista. Ela ingressou na carreira política em 2018, ao se filiar ao PSL. Ela é deputada federal por São Paulo e chegou a ser líder do governo na Câmara dos Deputados.

Levy Fidelix (PRTB)

Macaque in the trees
Levy Fidelix (PRTB) e Jairo Glikson (PRTB)

A candidatura de Levy Fidelix à Prefeitura de São Paulo foi oficializada em 31 de agosto. Jairo Glikson é o candidato a vice-prefeito na chapa de Fidelix.

Levy Fidelix, de 68 anos, atuou como assessor da campanha de Fernando Collor à Presidência. Ele disputou a eleição para prefeito de São Paulo em 1996, 2012 e 2016.

Além disso, o candidato também concorreu à Presidência da República em 2010 e 2014.

Márcio França (PSB)

Macaque in the trees
Márcio França (PSB) e Antonio Neto (PDT)

A candidatura do ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), à Prefeitura de São Paulo foi oficializada no dia 11 de setembro. Antonio Neto (PDT) é o candidato a vice na chapa de França.

Márcio França, de 57 anos, é formado em Direito pela Universidade Católica de Santos. França foi prefeito de São Vicente, no litoral de São Paulo por dois mandatos.

França também atuou como secretário de Turismo (2010) e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (2015) do estado de São Paulo.

Em 2018, tentou a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, mas perdeu para João Doria (PSDB).

Marina Helou (Rede)

Macaque in the trees
Marina Helou (Rede) e Marco Di’Prieto (Rede)

A candidatura da deputada estadual Marina Helou à Prefeitura de São Paulo foi oficializada em 15 de setembro. Marco Di’Prieto (Rede) é o candidato a vice-prefeito na chapa de Helou.

Marina Helou tem 33 anos e é formada em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Helou é deputada estadual pela Rede desde 2018.

Orlando Silva (PCdoB)

Macaque in the trees
Orlando Silva (PCdoB) e Andrea Barcelos (PCdoB)

A candidatura do deputado federal Orlando Silva (PCdoB) à Prefeitura de São Paulo foi oficializada em 5 de setembro. O nome do candidato a vice-prefeito ainda não foi definido.

Orlando Silva, de 49 anos, foi ministro dos Esportes durante o governo da presidente Dilma Rousseff e está no segundo mandato como deputado federal por São Paulo.

Vera Lúcia (PSTU)

Macaque in the trees
Vera Lúcia Pereira (PSTU) e Professor Luca (PSTU)

A candidatura de Vera Lúcia Pereira da Silva (PSTU) à Prefeitura de São Paulo foi oficializada no dia 12 de setembro. O candidato a vice-prefeito será o professor Lucas.

Vera Lúcia, de 52 anos, foi candidata pelo PSTU à Presidência da República em 2018 e obteve cerca de 55 mil votos válidos.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta