A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 05 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Covid-19: Inquérito aponta que 13% da população da Capital já teve coronavírus

De acordo com o inquérito, o aumento percentual foi maior nas regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano

18/09/2020 às 11:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Governo de SP atualizou dados da Covid-19 no Estado

Governo de SP atualizou dados da Covid-19 no Estado | Edward Jenner/Pexels

Cerca de 1,64 milhão de adultos podem ter tido contato com o coronavírus, segundo dados de um inquérito sorológico produzido pela prefeitura. Houve um aumento no percentual de pessoas que já tiveram a Covid-19 na Capital, passando de 11% para 13%, de acordo com dados de prefeitura.

Continua depois da publicidade

De acordo com o inquérito, o aumento percentual foi maior nas regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nas regiões com o índice alto, a prevalência aumentou 53%. O aumento foi maior na região Centro-Oeste, a prevalência subiu 100% em relação à fase anterior do inquérito. Houve um aumento também nas regiões Leste (de 12,3% da população com anticorpos para 19,6%) e Norte (de 8,3% para 12,1%).

 

A proporção de pessoas que não desenvolveram sintomas variou entre os inquéritos. Atualmente, cerca de 40% dos casos na cidade são assintomáticos, segundo o inquérito.

Continua depois da publicidade

 

Na divulgação da pesquisa, o prefeito Bruno Covas (PSDB) ressaltou que a doença mostra as desigualdades sociais.

 

Continua depois da publicidade

"É uma doença que traz luz à desigualdade social que nós temos na cidade de São Paulo. Então a prevalência maior nas regiões de menor IDH, entre a população menos escolarizada, entre pretos e pardos, nas residências com maior quantidade de pessoas. Mas a gente não pode deixar de destacar que neste último inquérito houve um aumento de 53% do número de casos nos distritos de maior IDH e um aumento de 100% na região centro-oeste, que é exatamente uma das regiões mais ricas da cidade", afirmou o prefeito.

 

Inquérito

Continua depois da publicidade

 

O inquérito começou a ser produzido no dia 10 de junho, com o objetivo de descobrir quantas pessoas já foram infectadas pelo vírus. O exame sorológico avalia a presença de anticorpos específicos (IgM/igG). Portanto, identifica casos passados da doença.

 

Continua depois da publicidade

A quinta fase da pesquisa testou 2.226 pessoas, na área de abrangência das 472 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões da Capital. No total, serão nove etapas do inquérito sorológico.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados