X

INQUÉRITO SOROLÓGICO

Covid-19: Inquérito aponta que 13% da população da Capital já teve coronavírus

De acordo com o inquérito, o aumento percentual foi maior nas regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano

Kelly Amorim

Publicado em 18/09/2020 às 11:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Governo de SP atualizou dados da Covid-19 no Estado / Edward Jenner/Pexels

Cerca de 1,64 milhão de adultos podem ter tido contato com o coronavírus, segundo dados de um inquérito sorológico produzido pela prefeitura. Houve um aumento no percentual de pessoas que já tiveram a Covid-19 na Capital, passando de 11% para 13%, de acordo com dados de prefeitura.

De acordo com o inquérito, o aumento percentual foi maior nas regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nas regiões com o índice alto, a prevalência aumentou 53%. O aumento foi maior na região Centro-Oeste, a prevalência subiu 100% em relação à fase anterior do inquérito. Houve um aumento também nas regiões Leste (de 12,3% da população com anticorpos para 19,6%) e Norte (de 8,3% para 12,1%).

 

A proporção de pessoas que não desenvolveram sintomas variou entre os inquéritos. Atualmente, cerca de 40% dos casos na cidade são assintomáticos, segundo o inquérito.

 

Na divulgação da pesquisa, o prefeito Bruno Covas (PSDB) ressaltou que a doença mostra as desigualdades sociais.

 

"É uma doença que traz luz à desigualdade social que nós temos na cidade de São Paulo. Então a prevalência maior nas regiões de menor IDH, entre a população menos escolarizada, entre pretos e pardos, nas residências com maior quantidade de pessoas. Mas a gente não pode deixar de destacar que neste último inquérito houve um aumento de 53% do número de casos nos distritos de maior IDH e um aumento de 100% na região centro-oeste, que é exatamente uma das regiões mais ricas da cidade", afirmou o prefeito.

 

Inquérito

 

O inquérito começou a ser produzido no dia 10 de junho, com o objetivo de descobrir quantas pessoas já foram infectadas pelo vírus. O exame sorológico avalia a presença de anticorpos específicos (IgM/igG). Portanto, identifica casos passados da doença.

 

A quinta fase da pesquisa testou 2.226 pessoas, na área de abrangência das 472 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões da Capital. No total, serão nove etapas do inquérito sorológico.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter