Entre em nosso grupo
2
Água Rasa, Arthur Alvim e São Miguel Paulista possuem maiores taxas de acordo com o tamanho da população
25/09/2020 às 10:06
Continua depois da publicidade
O recurso de medir a presença da doença em grupos de cem mil pessoas é usado para comparar a realidade de lugares diferentes | /Kjpargeter/FreePik
As maiores taxas de mortes por Covid-19 para cada 100 mil habitantes estão concentradas em três distritos da zona leste de São Paulo. De acordo com o último balanço da prefeitura, os bairros com mais mortes em números absolutos são Sapopemba (527), Brasilândia (437) e Grajaú (423).
Continua depois da publicidade
No entanto, se comparar com o tamanho da população do bairro, o Água Rasa possui a maior taxa de mortes: foram 237 óbitos por 100 mil habitantes. Os outros dois bairros com maior incidência são Arthur Alvim (221,9) e São Miguel Paulista (219,8) - todos na zona leste da capital paulista.
O recurso de medir a presença da doença em grupos de cem mil pessoas é usado para comparar a realidade de lugares diferentes.
"Fazendo dessa forma, você não está simplesmente dizendo 'tem mais [mortes] aqui porque tem mais gente'. Mas sim, você pode olhar e dizer 'nós temos aqui uma maior incidência da doença por cem mil habitantes. Ou seja, está pior nesse local que tem casos por cem mil habitantes que em outro lugar, independente do distrito ser grande ou pequeno", diz o integrante do observatório Roberto Kraenkel ao “G1”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade