A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 09 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ministério Público abre nova investigação para apurar denúncias contra médico nutrólogo

Médico Abib Maldaun Neto é acusado por pacientes por abuso sexual; nutrólogo nega as acusações

28/09/2020 às 10:51  atualizado em 28/09/2020 às 10:53

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Esta é a primeira etapa do julgamento e ainda precisa ser submetida a uma segunda confirmação pelo pleno do Cremesp

Esta é a primeira etapa do julgamento e ainda precisa ser submetida a uma segunda confirmação pelo pleno do Cremesp | Reprodução/TV Globo

Uma nova investigação contra o médico nutrólogo Abib Maldaun Neto, acusado por pacientes por abuso sexual na cidade de São Paulo, foi aberta pelo Ministério Público. O médico nega as acusações.

Continua depois da publicidade

Após uma reportagem exibida no domingo (20), a Promotoria recebeu mais de 20 novos relatos de mulheres indicando a suspeita da prática dos crimes de estupro de vulnerável e violação sexual nos últimos anos.

“Todos os dias nós recebemos uma nova notícia, uma nova vítima, alguém à procura o MP. Não passou um dia desde a criação do canal em que uma mulher não tenha pedido ajuda. Os homens que praticam crimes sexuais, em regra, são homens acima de qualquer suspeita, reconhecidos como bons cidadãos, para a sociedade pessoas respeitadas e por isso ganham a confiança da vítima", disse a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero do MP de SP, Valéria Scarance, ao “G1”.

O advogado Fernando Castelo Branco, que representava uma ex-paciente que processou o médico por abuso sexual, diz ter sido procurado por outras 10 mulheres na última semana.

Continua depois da publicidade

"A força da palavra da vítima é essencial e indispensável. Porque às vezes é um único elemento de prova. Esses novos relatos vem corroborar exatamente o que já tínhamos provado anteriormente, era feito entre quatro paredes numa relação exclusiva entre médico e paciente", disse o advogado.

Relatos

As mulheres contam que procuraram o médico por ele ser bem recomendado, renomado e que atendia celebridades. Alguns relatos indicam que elas só tiveram certeza do abuso após conversas com outros médicos e terapeutas.

Continua depois da publicidade

Condenação

Em julho de 2018, o médico nutrólogo foi condenado pela Justiça de São Paulo em primeira instância por violação sexual mediante fraude. O Tribunal de Justiça manteve a condenação em segunda instância. A decisão é do dia 30 de julho.

A pena determinada foi de dois anos e 8 meses de prisão em regime semi-aberto, mas o nutrólogo responde em liberdade desde então.

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira (25), o Conselho Regional de Medicina de São Paulo divulgou uma nota informando que havia afastado cautelarmente Abib Maldaun Neto. De acordo com o conselho, a suspensão é válida por seis meses, podendo ser renovada por igual período e, neste prazo, o registro profissional do médico ficará suspenso em todo o território nacional.

"O Cremesp esclarece ainda que, mesmo com a interdição cautelar, sindicâncias e processos ético-profissionais em curso contra o médico seguirão normalmente, sob sigilo determinado por lei", diz a nota da entidade.

Canal de denúncia

Continua depois da publicidade

O Ministério Público de São Paulo abriu um canal para receber denúncias de pacientes sobre o médico nutrólogo Abib Maldaun Neto, acusado por ao menos cinco mulheres de abuso sexual. Os relatos devem ser feitos através do e-mail [email protected].

Todas as denúncias serão recebidas por uma equipe especializada e os dados e as informações serão mantidas em sigilo. O mesmo canal foi utilizado pelo Núcleo de Gênero do MP-SP para colher denúncias envolvendo o médium João de Deus.

De acordo com o secretário especial de Políticas Criminais do MP de São Paulo, Arthur Lemos, as denúncias podem ser feitas mesmo se tiverem ocorrido há muito tempo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados