A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 06 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Secretaria da Saúde oferece postos volantes para vacinação da Covid

Além das 468 UBSs, a população também pode se imunizar em postos montados em locais estratégicos

Bruno Hoffmann

31/03/2021 às 10:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Em qualquer local, o público nas faixas etárias elegíveis para receber a vacina deve apresentar um documento de identificação

Em qualquer local, o público nas faixas etárias elegíveis para receber a vacina deve apresentar um documento de identificação | /Divulgação/Governo do Estado

Uma praça, uma igreja, um clube, shopping center, supermercados, farmácias em locais estratégicos, uma escola, um teatro ou até mesmo um equipamento público. A sociedade civil como um todo está mobilizada para colaborar com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na ampliação da rede de postos de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo.

Continua depois da publicidade

A Capital conta com salas de vacinação em cada uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, em época de campanha, a rede de postos é reforçada. Para a imunização contra a Covid-19, três Centros-Escola, 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada) e cerca de 80 AMA/UBS Integradas também viraram postos de vacinação.

A parceria das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) com a comunidade local, grandes redes de farmácias, como Droga Raia, Drogasil, Drogaria São Paulo, Extrafarma e Pague Menos, além de supermercados, colégios e igrejas possibilitou a abertura de mais de 120 pontos volantes de vacinação.

Continua depois da publicidade

Todos os postos volantes funcionam das 8h às 17h e a maioria atende de segunda a sexta. Alguns, porém, só abrem aos sábados.

Estes postos volantes e farmácias funcionam como apoio e podem variar tanto em número quanto em locais, de acordo com a demanda da região, disponibilidade de doses e grupos a serem imunizados.
Os postos drive-thru foram desativados temporariamente, e serão reabertos com a retomada de novos grupos elegíveis para vacinação. No momento, a primeira dose da vacina está disponível para idosos entre 69 e 71 anos e profissionais da saúde a partir de 53 anos.

A SMS também iniciou a vacinação para pessoas em situação de rua cadastrados nos centros de acolhida, trabalhadores no atendimento a vulneráveis dos equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e profissionais que atuam nos cemitérios públicos e privados da Capital.

Continua depois da publicidade

Documentos e pré-cadastro
Em qualquer local, o público idoso nas faixas etárias elegíveis para receber a vacina deve apresentar um documento de identificação com data de nascimento e CPF.

A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

Serviço
Vacinação contra a covid-19 na Capital:

Continua depois da publicidade

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
De segunda a sexta, das 7h às 19h
Postos volantes, farmácias e UBS
Das 8h às 17

AMAs/UBSs Integradas
De segunda a sábado, das 7h às 19h

17 SAEs (Serviço de Atenção Especializada)
De segunda a sexta, das 7h às 18h

Continua depois da publicidade

Três centros-escolas
De segunda a sexta, das 8h às 17h
1. Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro
2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré
3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados