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Bilhete Digital do Metrô e CPTM pode ser comprado por WhatsApp
Bilhete Digital do Metrô e CPTM pode ser comprado por WhatsApp
Foto: Divulgação/Governo do Estado

Bilhete Digital do Metrô e CPTM pode ser comprado por WhatsApp

Passageiros da Grande SP poderão recarregar o cartão BOM com a mesma tecnologia e também fazer o pagamento via PIX

Os passageiros do Metrô e da CPTM de São Paulo poderão comprar o TOP, bilhete digital com QR Code, pelo WhatsApp com pagamento via PIX. A passagem unitária está substituindo o antigo bilhete magnético.

Segundo a Secretaria de Transportes, com o novo serviço, os passageiros podem realizar a compra de qualquer lugar e usar o bilhete direto da tela do celular, sem a necessidade de imprimi-lo. O texto conta com informações do “R7”.

"Neste primeiro momento, o piloto de vendas por WhatsApp começa com pagamento exclusivo via PIX, mas já temos previsto para os próximos meses a ampliação também para pagamento com cartão de crédito", disse o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy ao “R7”.

A partir de agora, os passageiros da Grande São Paulo que usam o cartão BOM também têm a opção de recarga do bilhete pelo WhatsApp com pagamento via PIX.

Nesta primeira semana, o projeto-piloto acontece nas estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Moraes, Sumaré e Clínicas, e, a partir do dia 7, será ampliada para as estações Santana, Palmeiras-Barra Funda e Carapicuíba. O lançamento para toda a população está previsto para o dia 28.

Mais de 8 milhões de unidades digitais foram comercializadas desde dezembro. Até o momento, mais de 50% das bilheterias da CPTM e do Metrô fizeram a substituição da passagem unitária pelo bilhete digital. A operação continua de forma gradativa até o final do mês.

Como comprar

Lançado pelo Banco Central no fim de 2020, o PIX é uma forma de pagamento instantâneo que faz a transferência do valor em tempo real, disponível 24 horas todos os dias. Para usar a ferramenta, é preciso ter uma chave que pode ser registrada pelo aplicativo.

A recarga dos bilhetes é feita exclusivamente pela conta oficial do TOP. É preciso adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

O bilhete é gerado na tela e pode ser salvo na galeria (Android) ou Arquivos (IOS) do celular e também é enviado para o e-mail do cliente.

É possível comprar um bilhete por vez, com o limite de até quatro por dia. No caso do cartão BOM, o valor por recarga é de até R$ 100. Após concluir a transação, o passageiro deve fazer a liberação do crédito nos validadores localizados nas estações da CPTM e Metrô, nos terminais da EMTU ou a bordo dos ônibus.

 

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