Publicidade

X

NOVA LEI

Nova lei: Prefeito de SP sanciona visita virtual a pacientes com Covid

Projeto de autoria dos vereadores Arselino Tatto e Jair Tatto (ambos do PT) oferece a pacientes a possibilidade de comunicação com familiares

Bruno Hoffmann

Publicado em 08/06/2021 às 13:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Leito de UTI no estado de São Paulo / /Felipe Barros/Ex Libris/PMI

Nesta terça-feira, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai oficializar a promulgação da lei que institui o Programa de Visita Virtual para pacientes internados com Covid-19 na cidade de São Paulo.

O projeto de lei, apresentado na Câmara Municipal de São Paulo ainda em 2020 pelos vereadores Arselino Tatto e Jair Tatto (ambos do PT), oferece ao paciente a possibilidade de comunicação com seus familiares por meio de chamadas de vídeo, via celular ou tablet.

Nesta terça, o vereador Arselino Tatto celebrou a promulgação pelo Executivo. “Fico muito feliz que o prefeito tenha a sensibilidade de sancionar essa iniciativa, especialmente neste momento em que nós sofremos com um novo pico da pandemia, é justo e necessário que o paciente internado possa receber o conforto de sua família, mesmo que de forma virtual, e isso precisa estar disponível em todas as unidades de saúde da cidade, a visita virtual precisa virar uma rotina”.

Para o vereador, a medida vai atenuar o sofrimento psicológico de familiares de pacientes com a Covid-19.

"A pandemia nos obrigou a vivenciar o isolamento social de forma cruel, os pacientes hospitalizados com a doença enfrentam um duplo desafio: vencer o vírus e superar a distância das pessoas que amam. Todos nós conhecemos alguém que passou ou está passando por esse drama”, disse ele.

A lei

De acordo com a proposta, o paciente passa a ter contato com seus familiares de forma regular e contínua, por meio de aparelhos tecnológicos, como celular e tablet. A Prefeitura de São Paulo poderá fazer parcerias ou convênios com empresas privadas para adquirir os equipamentos, minimizando os custos para o município.

Segundo a defesa do projeto, a visita virtual atenua o sentimento de solidão do doente que poderá responder de forma mais positiva ao tratamento, já que o fator emocional, segundo os profissionais de saúde, é um grande aliado para alcançar a cura.

Arselino Tatto acredita que o programa também pode ajudar pacientes com outras doenças e, que por motivos diversos, estejam impossibilitados de receber visitas durante o período de internação.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter