últimas notícias
Vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo
Vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo
Foto: Marcelo Pereira/Secom

Drive-thrus e megapostos fecham temporariamente na Capital

Fechamento temporário se deve ao fato da 1ª dose do imunizante já ter sido aplicada em mais de 70% do público na faixa etária de 50 a 59 anos

A Prefeitura de São Paulo informou que nesta segunda e terça-feira estarão fechados os postos de drive-thru, megapostos e farmácias que fazem parte da campanha de vacinação contra a Covid-19. O fechamento temporário se deve ao fato de a primeira dose do imunizante já ter sido aplicada em mais de 70% do público de 1,4 milhão de pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, nesses dois dias haverá a repescagem para quem faz parte desse grupo e, por alguma razão, não se vacinou ao longo desta semana. A vacinação será feita nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive nas que têm sistema drive-thru, além dos 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) e três Centros de Saúde. Haverá um remanejamento das equipes para reforçar o atendimento em toda a rede. O mesmo esquema será adotado em todas as datas de repescagem do calendário de vacinação escalonado da gestão municipal.

Os drive-thrus, megapostos e postos volantes em farmácias reabrem a partir de quarta-feira (23) quando terá início, de forma escalonada, a vacinação de pessoas de 45 a 49 anos de idade, começando pelas de 48 e 49 anos na quarta.

'De olho na fila'

A Secretaria Municipal da Saúde recomenda que os munícipes façam o pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para a imunização e que evitem aglomeração. Para verificar o melhor momento de ir a um posto, os cidadãos podem consultar a página De Olho na Fila, que mostra em tempo real o movimento em cada local de vacinação da Capital.

Todas as salas de imunização das 468 UBSs da cidade estão abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos prioritários elegíveis no momento, conforme instrutivos disponíveis no site Vacina Sampa. Nele também é possível acessar a relação de todas as UBSs que contam com o sistema drive-thru.

Comentários

Tops da Gazeta