Publicidade

X

RUA TIERS

Rua no Brás vai se transformar em boulevard, com calçadão e fiação aterrada

Boulevard vai se estender por 5 quarteirões da rua Tiers, entre as ruas João Teodoro e Conselheiro Dantas; ambulantes reivindicam trabalhar no local

Bruno Hoffmann

Publicado em 25/08/2021 às 14:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Ricardo Nunes (2º da esq. para a dir.), Adilson Amadeu (4º) e representantes da Fevabras / /Edson Lopes Jr/Secom

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) assinou na semana passada um termo de cooperação com a Federação de Varejistas e Atacadistas do Brás (Fevabras) para transformar a rua Tiers, na região central de São Paulo, em um boulevard, com calçadão, paisagismo e aterramento da fiação pública. O investimento no Boulevard Brás, de cerca de R$ 15 milhões, será arcado exclusivamente pela Fevabras.

Os trabalhadores ambulantes também reivindicam trabalhar no local, mas a prefeitura disse que apenas os cadastrados terão permissão para atuar no futuro calçadão (leia mais abaixo). A previsão é que as obras comecem após o Natal, e devem durar 14 meses. O boulevard vai se estender por cinco quarteirões da rua Tiers, entre as ruas João Teodoro e Conselheiro Dantas.

Segundo Nunes, a ideia é que outros grupos empresariais também possam auxiliar a prefeitura com ações semelhantes em outras regiões. “É uma iniciativa importante dos comerciantes ajudando a cidade de São Paulo”, disse o prefeito.

Entre as vias que podem receber ações semelhantes estão a Rua das Noivas, que fica na Rua São Caetano, a Rua das Motos, na General Osório, e a Rua das Ferramentas, na Florêncio de Abreu.

Macaque in the trees
Rua Tiers, no Brás, vai ganhar boulevard com calçadão para pedestres - Divulgação/PMSP

O presidente-executivo da Fevabras, Gustavo Dedivits, celebrou a assinatura do acordo com a gestão municipal. “O Brás terá um boulevard fechado, seguro e que propiciará segurança aos seus consumidores. Estamos muito entusiasmados com o projeto”.

Já o vereador Adilson Amadeu (DEM), que participou das negociações e da assinatura do contrato e que tem a região do Brás e do Pari como base eleitoral, disse que a ação é importante para a volta da valorização da região central da cidade.

“Projeto extremamente importante para a revitalização do centro. Temos que organizar o comércio popular na região central”, disse o vereador.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) coordenou o projeto e fez análise do impacto urbanístico da obra. Com a assinatura do termo, a Subprefeitura da Mooca será responsável pelo acompanhamento da obra.

Ambulantes

A região do Brás é conhecida por ter um alto número de trabalhadores ambulantes. De acordo com secretário municipal de Urbanismo e Licenciamento, César Azevedo, apenas os ambulantes que já possuem autorização da prefeitura, o Termo de Permissão de Uso (TPU), poderão trabalhar no boulevard.

“Aqueles que são ilegais não tem direito algum de negociar com a prefeitura qualquer tipo de espaço público”, disse.

Nesta terça-feira, um grupo de ambulantes realizou uma passeata contra uma operação realizada em conjunto pela Prefeitura de São Paulo com apoio a Polícia Militar, que impediu a montagem de barracas na região. A principal crítica dos ambulantes é o veto para montagem das barracas na rua Tiers.

O presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo, Ronei Rodrigues, reivindica participação dos ambulantes no futuro Boulevard Brás. “Somos fundadores da Feirinha da Madrugada e queremos ter direito de participar desse projeto”, disse ele ao “Agora”.

Rodrigues afirmou que o sindicato representa 8.000 ambulantes na região do Brás, embora somente cerca de 400 tenham TPU. O sindicalista não descartou nova manifestação mais ampla.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Grande São Paulo

Prefeitura de Juquitiba aumenta número de vagas em concurso

Foram publicados duas retificações que alteraram a quantidade de vagas no concurso da Prefeitura de Juquitiba; veja mais

ECONOMIA

Federação afirma que hotéis, bares e restaurantes geram mais empregos que indústrias

Hotéis, bares e restaurantes abriram 175 mil novos empregos no ano passado; levantamento apontou alta de 5,4% no volume de vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter