Publicidade

X

ZONA SUL

Vila Mariana: Nascente do córrego do Sapateiro é revitalizada

Obra na nascente do córrego que surge na Vila Mariana e deságua no Lago do Ibirapuera vai ser inaugurada nesta sexta

Bruno Hoffmann

Publicado em 31/08/2021 às 11:45

Atualizado em 31/08/2021 às 15:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Lago do Ibirapuera, onde deságua o córrego do Sapateiro / Nathana Rebouças/Unsplash

A Prefeitura de São Paulo vai inaugurar nesta sexta-feira (3) uma pequena obra na nascente do córrego do Sapateiro, na Vila Mariana, que abastece o lago do Parque Ibirapuera. A data também marca o aniversário do bairro da zona sul da Capital.

De acordo com a Subprefeitura Vila Mariana, o entorno do curso d'água vai receber paisagismo, pintura nas paredes e portões e reforma no paralelepípedo. O espaço ainda irá receber um painel feito por artistas parceiros da Associação de Moradores da Vila Mariana.

O local por onde a nascente passa recebeu paralelepípedos intertravados. Os blocos de cimento têm pequenas saliências, impedindo que eles se encostem e bloqueiem a passagem da água para o solo. O vão entre os tijolos é completado com areia, assim o sistema fica travado sem perder a permeabilidade. 

Segundo a gestão municipal, manter a possibilidade da água voltar para o solo é importante para evitar alagamentos durante períodos de chuva ou cheias.

Macaque in the trees
Obras no córrego Sapateiro, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo - Divulgação

De acordo com Luiz de Campos Jr., fundador do Projeto Rios e Ruas, uma ação criada para valorizar os rios escondidos da cidade de São Paulo, a iniciativa da prefeitura é um bom sinal, por revelar uma preocupação com as nascentes dos rios.

"A gente tem visto alguns sinais de que a mentalidade está começando a mudar, isso é sempre um processo. A importância é menos pela obra em si mas mais pelo fato da subprefeitura ter se preocupado em indicar que ali é uma nascente de rio. Isso é de um simbolismo enorme", disse ele, em entrevista à Gazeta.

O especialista ainda explicou que a Secretaria Municipal de Infraestrura Urbana e Obras (Siurb) também lançou na semana passada projetos que indicam a intenção de abrir rios fechados na cidade e com a ideia da criação de parques alagáveis em vez de piscinões.

Segundo ele, haveria até o estudo de transformar um escadão próximo à rua Avanhandava, no centro, em uma cachoeira, usando as águas do córrego Augusta, que hoje passa pelo local de forma encanada.

"Ainda é pouco, mas a gente está vendo coisas que há poucos anos atrás era impensável de pensar", disse.

Ainda de acordo com a Subprefeitura, a parceria com Conselho Participativo e a associação de moradores da região permitiu um diálogo aberto entre todas as partes e uma vasta troca de ideias. O projeto também visa valorizar e trazer a atenção do público para as águas subterrâneas de São Paulo. O bairro, que cresceu em torno de um Matadouro Municipal, é uma região com grande riqueza hídrica, e conta com cerca de 15 nascentes.

O evento será na rua Luftalla Salim Achoa (travessa da rua Capitão Cavalcanti), às 15h desta sexta.

 

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REPRESA BILLINGS

Aquático SP: Nunes diz desconhecer teor da decisão contra ônibus aquático

Após decisão da justiça de proibir transporte aquático pela represa Billings, prefeitura disse desconhecer teor da decisão e defendeu o meio de transporte

OPÇÕES PARA PÁSCOA

Quaresma e Páscoa com os Peixes Selvagens do Alasca

Espécimes selvagens garantem as reais propriedades dos peixes; confira a dica

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter