Publicidade

X

Capital

Moradores da Vila Andrade reclamam da onda de assaltos

De acordo com moradores, há sensação de insegurança nos bairros de Vila Andrade e Vila Suzana

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 23/11/2018 às 21:18

Atualizado em 03/05/2021 às 15:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

No fim de outubro, um arrastão em um condomínio de alto padrão na Vila Andrade, na zona sul de São Paulo, levou terror a dezenas de famílias. Uma quadrilha de 15 homens invadiu o edifício com fuzis, metralhadoras e revólveres e assaltou boa parte dos apartamentos. Os moradores do bairro têm reclamado de um pretenso aumento da criminalidade na região.

Os bairros Vila Andrade e Vila Suzana estão ao longo da avenida Giovani Gronchi e próximos da Marginal Tietê, da favela de Paraisópolis, do parque Burle Marx e do bairro do Morumbi.

A autônoma A.B., de 33 anos, que prefere não se identificar por questão de segurança, conta que foi vítima de um assalto há 20 dias quando chegava em casa na rua dom Salomão Ferraz à bordo de um carro de uma empresa de aplicativo. Ao chegar ao destino, um assaltante desceu de uma moto, rendeu ela e o motorista e roubou celulares e dinheiro. Depois, saiu em disparada.

“Eu fiquei muito nervosa, sem saber o que fazer. Sempre ouvimos falar de criminalidade por aqui, mas quando acontece com a gente é muito diferente”, diz a mulher, que pensa em se mudar para outro bairro.

Já o taxista Elias Barbosa Cruz tem um ponto um pouco mais acima da Giovani Gronchi, no bairro de Vila Suzana. Ele explica que a sensação é de que há um aumento grande de criminalidade na região.
“Tem assalto todo santo dia. Na minha visão a violência aumentou muito. Todo dia alguém é assaltado na rua David Gebara, em geral pela manhã”, diz.

Nota da SSP

A sensação dos moradores, porém, não é confirmada pelas estatísticas de criminalidade do bairro, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A SSP afirma, em nota, que houve redução de roubos de pessoas e veículos ao se comparar 2017 e 2018.

“A atuação das polícias Civil e Militar na região reduziu em 15,52% os casos de roubo em geral e 31,17% os roubos de veículo, apenas em setembro deste ano, comparado com o mesmo mês de 2017. Os dados são referentes ao 89º e 37º DP que cobrem o bairro. O trabalho preventivo e ostensivo da Polícia Militar também resultou na prisão e apreensão de 169 pessoas e em 124 veículos recuperados na área”.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRISÃO EM SP E MG

Deic de SP prende 4 comerciantes e recupera cerca de 900 joias roubadas

Prisões foram realizadas em São Paulo e Minas Gerais; outros 5 suspeitos são investigados

ACUMULOU

Fique ligado! +Milionária pode pagar R$ 161 milhões nesta quarta

Concurso do último sábado (23) ninguém levou o prêmio máximo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter