Entre em nosso grupo
2
Vamos começar com o besouro-bombardeiro (família Carabidae), quando ameaçado, ele dispara um jato químico tão violento que pode atingir até 100°C
06/10/2025 às 12:00
Continua depois da publicidade
Formiga tocandira (Paraponera clavata) se prende à pele da vítima enquanto aplica repetidas ferroadas com um veneno neurotóxico dominado por poneratoxina | Graham Wise/Wikimedia Commons
Quando pensamos em superpoderes na ficção, os relacionamos a coisas grandiosas, né? Não é comum pensarmos em uma criança ou um bichinho pequeno com altas habilidades, mas e se eu te dissesse que eles podem ser tão poderosos quanto os grandes? Você duvida? Então eu vou te provar nesse texto!
Continua depois da publicidade
Biologicamente falando, meu nome é Bianca Witzel e esse é o meu primeiro texto como colunista parceira da Gazeta! É um prazer te conhecer e eu espero que você possa aprender, se divertir e o mais importante: se tornar ainda mais curioso sobre a vida!
Vamos começar com o besouro-bombardeiro (família Carabidae), quando ameaçado, ele dispara um jato químico tão violento que pode atingir até 100°C. Isso acontece graças a duas glândulas no abdômen, uma com peróxido de hidrogênio e outra com hidroquinona, que ao se misturarem com enzimas ativadoras produzem uma reação explosiva. É como se ele tivesse os próprios propulsores do Homem de Ferro.
Outro exemplo é a formiga tocandira (Paraponera clavata), com mandíbulas extremamente fortes, ela se prende à pele da vítima enquanto aplica repetidas ferroadas com um veneno neurotóxico dominado por poneratoxina. A dor é tão intensa que o entomologista Justin O. Schmidt descreveu como “andar sobre brasas com um prego de cinco centímetros cravado no calcanhar”.
Continua depois da publicidade
E falando em ferrão, já ouviu falar da vespa-caçadora (família Pompilidae)? Também conhecida como cavalo do cão, as fêmeas possuem um ferrão que aplica um veneno paralisante capaz de imobilizar aranhas até três vezes maiores que elas. Como a vilã Hera Venenosa, essa formiga não deixa nada barato!
E adivinha só? Esses três pequeninos podem ser encontrados aqui no Brasil! Pois é, eu disse que superpoder não era só coisa de “gente” grande. Mas, agora eu quero saber de você, qual desses três é o mais incrível na sua opinião?
Obrigada por ler até o final, te vejo no próximo texto!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade