Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo pela visão do jornalista Bruno Hoffmann
24/11/2023 às 15:47 atualizado em 24/11/2023 às 15:57
Continua depois da publicidade
O deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo) | Marco Antonio Cardelino/Alesp
O deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo) protocolou um pedido de projeto de lei para acabar com a obrigatoriedade do registro no Conselho Regional de Economia (Corecon). O conselho hoje obriga o registro para o exercício da profissão, com uma anuidade de cerca de R$ 560. O parlamentar afirmou que o pagamento do valor “não reflete em benefício aos economistas”. “Desconheço um que pagaria voluntariamente esse valor em troca do que recebe. Além disso, qualquer um sabe que, no caso da profissão de economista, não é esse registro que atesta a qualidade do profissional”, afirmou Siqueira. “Veja o caso de Henrique Meirelles. Ex-presidente do Banco Central, um dos nossos melhores ministros da Fazenda, mas como é engenheiro, segundo a regra do Corecon, não poderia desempenhar nenhuma função de economista. Faz sentido isso?”, completou ele.
Continua depois da publicidade
Eleições em Campinas
O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) criticou o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e reforçou o desejo de voltar a se candidatar à prefeitura da cidade em 2024. “Campinas sofre muito. Passamos por grandes problemas, com destaque para a saúde. Atualmente a cidade conta com menos médicos do que em 2013, por exemplo. Hoje, não temos um prefeito à altura de Campinas”, disse ele. A afirmação foi feita durante o podcast De Olho no Poder, com a participação deste colunista e da jornalista Maria Eduarda Guimarães.
Continua depois da publicidade
Pessoas com deficiência
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta semana, ainda em primeira votação, o projeto de lei para instituir o Cadastro Profissional de Pessoas com Deficiência, uma base de dados voltada a esse público que esteja em busca de trabalho. Para o autor da proposta, Adilson Amadeu (União Brasil), as pessoas com deficiência “sofrem constantemente para serem inseridas com dignidade no mercado de trabalho”. Caso vire lei, o projeto vai incluir também a elaboração de programas de qualificação profissional e atendimento médico especializado voltado a esses profissionais.
Operação Delegada
Continua depois da publicidade
Os vereadores de São Paulo aprovaram de forma definitiva o aumento dos pagamentos para a Operação Delegada, programa que permite que policiais atuem em atividades de segurança no horário de folga. O texto prevê o aumento nos valores pagos aos policiais civis e militares e aos GCMs, com a intenção de tornar a atividade mais atrativa. Agora, os bombeiros militares também poderão aderir à Operação Delegada. O projeto, de autoria do prefeito Ricardo Nunes (MDB), foi aprovado de forma simbólica, apenas com registros contrários de vereadores do PSOL e de abstenções de parte do PT.
Defesa do centro
O deputado estadual Major Mecca (PL) lançou na última quinta-feira (23) a Frente Parlamentar em Defesa do Centro de São Paulo. Segundo o parlamentar, o objetivo da iniciativa é a de abordar as questões que afetam a região central da capital paulista, como criminalidade, infraestrutura e saúde. “Acreditamos que somente através da interlocução contínua entre os poderes legislativo, executivo, judiciário e a sociedade civil é possível construir soluções eficazes para os complexos problemas que afligem esta região", afirmou Major Mecca durante o evento na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade