Entre em nosso grupo
2
Na quinta-feira (19), os prefeitos das nove cidades da região anunciaram medidas contra a pandemia do coronavírus
21/03/2020 às 10:25
Continua depois da publicidade
As medidas foram anunciadas pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, na última quinta (19) | Nair Bueno/Diário do Litoral
Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santistas decidiram na quinta-feira (19) tomar uma série de decisões conjuntas para tentar evitar a disseminação do coronavírus no litoral paulista. Coube ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), anunciar as medidas: fechamento de shoppings, academias, casas noturnas e igrejas; restrição de acesso às praias e funcionamento de rodoviárias; impedimento de novos hóspedes em hotéis e similares; entre outras. “Nós não queremos a todo momento divulgar medidas proibitivas, restritivas. Contamos com a conscientização da população”, disse o prefeito de Santos. Até esta sexta-feira (20), havia somente um caso confirmado de Covid-19 na Baixada.
Continua depois da publicidade
Álcool gel.
O governo de São Paulo e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) fizeram um acordo para que parte dos supermercados do Estado passem a vender álcool gel a preço de custo aos consumidores a partir da próxima segunda-feira (23). “Não haverá nenhum valor adicional”, garantiu o governador João Doria (PSDB). O produto é um dos principais itens recomendados por autoridades de saúde para prevenção e combate ao novo coronavírus. A medida não abrange o álcool gel vendido em farmácias.
Aeroportos.
A gestão Doria anunciou que irá zerar as tarifas de aeroportos do Interior para empresas áreas por 90 dias. A medida vale para aeroportos administrados pelo Estado. O setor aéreo é um dos mais afetados pela pandemia de coronavírus.
Câmara de SP.
A Câmara Municipal de São Paulo suspendeu as sessões ordinárias e as reuniões das comissões por 15 dias a partir de quinta-feira (19), renováveis por mais dois períodos iguais. As atividades dos vereadores, no entanto, não serão paralisadas. Os projetos que tratarem de medidas sobre Covid-19 serão deliberados por meio do sistema virtual.
Continua depois da publicidade
Alesp.
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo vai suspender por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (23) as sessões ordinárias da Casa. Segundo a assessoria da Alesp, um comitê virtual de crise será instituído com a Mesa Diretora e os líderes partidários para acompanhamento e eventual deliberação de ações que dependam da atuação do Poder Legislativo. Os deputados em grupos de risco ou com idade superior a 60 anos ficam desobrigados a exercer suas atividades parlamentares. Servidores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas poderão executar suas atividades por trabalho remoto.
Anhembi e Pacaembu.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), determinou a instalação de dois mil leitos no Complexo do Anhembi, na zona norte, e no estádio do Pacaembu, na zona oeste da capital paulista, para atender pacientes de baixa complexidade. A intenção é a de liberar espaço nos hospitais municipais para pacientes com a Covid-19. Desses dois mil leitos, 1.800 serão no Anhembi e os outros 200 serão implementados no Pacaembu.
"Esse senhor tem que sair da Presidência da República"
Janaina Paschoal (PSL), deputada estadual e autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, sobre Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade