A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 11 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Projeto contra violência em escolas está emperrado na Câmara de SP

De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo pela visão do jornalista Bruno Hoffmann

27/10/2023 às 16:43  atualizado em 27/10/2023 às 16:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Câmara Municipal de São Paulo

Câmara Municipal de São Paulo | Richard Lourenço/Rede Câmara

Um projeto de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas foi protocolado em março deste ano na Câmara Municipal de São Paulo, mas, apesar da urgência do tema, não seguiu até agora para votação dos vereadores da Capital. A proposta foi apresentada pela vereadora Cris Monteiro (Novo) logo após a série de ataques a instituições de ensino no Estado e propõe orientar a comunidade escolar na identificação de possíveis ameaças e comportamentos estranhos para prevenir crimes do tipo. Não virou lei a tempo de, quem sabe, evitar o ataque à Escola Estadual Sapopemba, na última segunda (23), que tirou a vida da jovem Giovanna Bezerra Silva, de apenas 17 anos. Para Cris Monteiro, o projeto é uma forma de garantir o direito fundamental à educação na capital paulista. “Não podemos assistir inertes aos casos de ameaças e atentados contra nossas crianças e jovens”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Pesca artesanal

A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou nesta semana um requerimento que solicita ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a suspensão do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps) e da portaria 310/2020, que estabelece critérios e requisitos sanitários para embarcações pesqueiras. Segundo a parlamentar, a medida inviabiliza a pesca artesanal no Brasil por causa dos custos operacionais que envolvem as adequações previstas. “O programa pode colocar um ponto final na atividade profissional de milhares de trabalhadores”, disse Rosana ao protocolar o projeto.

Cannabis na Alesp

Continua depois da publicidade

A Frente Parlamentar Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial realizou nesta semana a 3ª audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O encontro foi comandado pelo deputado Caio França (PSB) e contou com a presença do colega Eduardo Suplicy (PT), que recentemente anunciou que está tratando o Parkinson com a cannabis medicinal. Pelas redes sociais, Suplicy defendeu a regulamentação e expansão do setor no País. “O potencial terapêutico da cannabis é inegável. E o Brasil tem clima e extensão territorial muito favoráveis ao cultivo, inclusive para exportação, tanto de componentes medicinais quanto industriais”, afirmou o deputado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Caio França (@caiofranca_)

Disputa no PT de Guarulhos

Continua depois da publicidade

O vereador Maurício Brinquinho (PT) se opôs ao modelo de escolha do pré-candidato do PT à prefeitura de Guarulhos, mas, após o Diretório Municipal decidir pelo deputado federal Alencar Santana (PT) para buscar o cargo mais importante da cidade, ele anunciou que daria apoio ao colega de partido. “Brinquinho é antes de tudo um soldado do PT”, disse à coluna um assessor da legenda.

Elói Pietá vai à justiça

Não é o caso do ex-prefeito Elói Pietá, que anunciou em um vídeo (que a coluna teve acesso com exclusividade) que entraria na justiça contra a escolha da legenda. “Não reconheço como válido que apenas 35 pessoas indiquem o candidato do PT a prefeito do ano que vem”, disse ele. A coluna entrou em contato com Pietá nesta sexta (27) para saber quais deverão ser seus próximos passos, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados