Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
10/07/2020 às 18:07
Continua depois da publicidade
Mais de 74% das vítimas fatais pela Covid-19 em SP têm 60 anos ou mais | Cristian Newman/Unsplash
O plano foi anunciado em 4 de maio, mas só na última quarta-feira, 8 de julho, a Prefeitura de São Paulo iniciou a hospedagem de idosos em situação de rua em hotéis, como medida de proteção ao frio e ao coronavírus. A gestão Bruno Covas (PSDB) anunciou um acordo com dois hotéis, para recebimento de 50 idosos em cada. Há 3.164 pessoas em situação de rua da cidade com mais de 60 anos. Ou seja, foram abertas vagas para 3% do público-alvo. Movimentos sociais pedem para a ação ser estendida a famílias sem-teto. “Além dos hotéis, a prefeitura só entregou uns banheiros e umas pias mal feitas para a população de rua”, diz Edvaldo Gonçalves de Souza, coordenador estadual do Movimento Nacional de População de Rua.
Continua depois da publicidade
Campings.
Em entrevista a este colunista, a vereadora Soninha Francine (Cidadania) sugeriu a criação de um camping para abrigar as pessoas em situação de rua durante o inverno e o período de pandemia. Segundo ela, essa área poderia ter banheiros, chuveiros, espaço para alimentação e, principalmente, um local para as pessoas montarem suas barracas. “A barraca garante a segurança, a privacidade e até algum grau de conforto”, disse.
Mantém desejo.
Soninha também afirmou manter o desejo de ser prefeita de São Paulo, cargo para o qual concorreu em 2008 e 2012. “É o que eu mais gostaria. Não tenho outro desejo em política do que ser a chefe do Executivo municipal”. A sua nova tentativa, porém, não será neste ano. O Cidadania deve apoiar a reeleição do prefeito Bruno Covas.
Bares.
Oitenta por cento dos donos de bares e restaurantes da cidade de São Paulo dizem não ser possível reabrir os estabelecimentos com a obrigação de funcionar até às 17h, segundo levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). De acordo com a associação, 70% das vendas eram feitas à noite. “A medida inviabiliza grande parte do setor”, diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel. Ele também explica que a prefeitura pretendia permitir a abertura até às 22h, mas a limitação foi imposta pelo governador João Doria (PSDB).
Continua depois da publicidade
Presídios.
As visitas em presídios paulistas estão suspensas desde 20 de março, e seguem sem previsão de retorno, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Como alternativa, os familiares podem enviar correspondências ou usar o Projeto Conexão Familiar. “A retomada das visitas presenciais ocorrerá apenas quando o cenário vigente permitir a preservação das condições de saúde dos servidores, visitantes e custodiados”, diz a SAP, em nota.
Supla.
Além de viralizar pelas redes sociais, a gravação do clipe de Supla em Cubatão também levantou um debate político na cidade. Segundo a jornalista Aline Ramos, colunista do “UOL”, moradores demonstraram preocupação do uso do vídeo para fins políticos pelo prefeito Ademário Oliveira (PSDB). A jornalista diz que a sensação de parte dos cubatenses é de desamparo. “É como se a cidade estivesse realmente abandonada, jogada às traças. Um cenário pós-apocalíptico”, explica.
"Revitalizar o centro não é ficar fazendo festa o tempo inteiro"
Andrea Matarazzo, pré-candidato à prefeitura pelo PSD, ao criticar o Triângulo SP, plano de Bruno Covas de revitalização do centro de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade