Entre em nosso grupo
2
Pesquisas realizadas no final de 2024 e início de 2025 indicaram uma tendência de queda na popularidade do governo Lula (PT)
23/05/2025 às 21:30
Continua depois da publicidade
Lula parece ter perdido terreno para o capitalismo das redes | RS/Fotos Públicas
As pesquisas realizadas no final de 2024 e início de 2025 indicaram uma tendência de queda na popularidade do governo Lula (PT), com perda de apoio em todas as faixas etárias e econômicas.
Continua depois da publicidade
Embora os levantamentos mais recentes sugerissem uma leve recuperação, o escândalo dos saques indevidos das contas de aposentados do INSS recolocou o governo em uma posição delicada, um limbo político indesejado por qualquer político.
É fato que a opinião pública é volátil e influenciada por eventos e contextos momentâneos, sendo prematuro decretar o fracasso do projeto petista nas eleições de 2026.
O Brasil é um país de contrastes, apesar do desgaste do governo federal perante parte significativa da população, os indicadores econômicos mostram sinais positivos.
Continua depois da publicidade
O número de empregos formais cresce mês a mês, conforme dados do Caged, órgão do Ministério do Trabalho. Em 2024, o PIB registrou um aumento de 3,4%, e as projeções, para 2025, continuam otimistas. A Bolsa de Valores também atingiu recordes de alta.
Diante desses dados, surge uma pergunta inevitável: se o mercado vai bem, o emprego cresce e a economia apresenta boas perspectivas, qual é o problema do governo Lula? A resposta é simples, está no próprio governo.
A comunicação falha, marcada por discursos desalinhados com a realidade percebida pela população, tem enfraquecido sua imagem.
Continua depois da publicidade
O discurso ideológico, muitas vezes retórico e pouco pragmático, não produz ecos nos jovens, habituados à tecnologia e à vida conectada.
Nesse cenário, a figura da primeira-dama Janja também tem sido alvo de críticas, com seu jeito tresloucado não agrada grande parcela da população, agregando a falta de confiabilidade no governo.
Com a perda de força dos sindicatos, consequência direta da reforma trabalhista, o PT viu sua tradicional base de mobilização popular se enfraquecer.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, a direita tem se mostrado extremamente eficaz nas redes sociais, mobilizando milhões de apoiadores com rapidez, veja as lives do Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL).
Lula, portanto, parece ter perdido terreno para o capitalismo das redes e para uma nova dinâmica de comunicação política que sua ala tradicional não conseguiu compreender.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade