Entre em nosso grupo
2
Cerca de 200 agentes de segurança pública foram mobilizados para o treinamento em preparação para a conferência mundial sobre mudanças climáticas
24/10/2025 às 06:00
Continua depois da publicidade
Simulação de escoltas de autoridades foi realizada na tarde do último sábado (18/10) em Belém, com o objetivo de treinar as equipes de segurança e trânsito que atuarão nos dias 6 e 7 de novembro durante a Cúpula dos Líderes | Agência Pará
Por Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Uma simulação de escoltas de autoridades foi realizada na tarde do último sábado (18/10) em Belém, com o objetivo de treinar as equipes de segurança e trânsito que atuarão nos dias 6 e 7 de novembro durante a Cúpula dos Líderes, uma das principais atividades oficiais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O exercício reproduziu, de forma estratégica, o deslocamento de chefes de Estado entre os hotéis localizados na região central da capital paraense e o Parque da Cidade, na avenida Júlio César, local onde acontecerá toda a programação oficial do evento.
O exercício de simulação começou por volta das 14h30, com a saída do primeiro comboio “presidencial”, que partiu da Avenida Nazaré, em frente a um hotel, e seguiu pela rota composta pelas avenidas Magalhães Barata, José Bonifácio, Duque de Caxias, Dr. Freitas, Senador Lemos e Júlio César. Em seguida, outros cinco comboios realizaram o mesmo trajeto, partindo da avenida Presidente Vargas, simulando o deslocamento dos chefes de Estado.
Continua depois da publicidade
Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a simulação é fundamental para avaliar aspectos técnicos dentro do planejamento a ser executado durante grandes eventos.
“Nós estamos realizando um ensaio técnico já voltado para a Cúpula de Líderes e também, obviamente, para a COP30, para que nós possamos verificar tempo de deslocamento de autoridades, necessidade de acessos às rotas, de bloqueio ou de controle de vias de acesso e quais momentos necessários fazer esse controle", explicou o titular da Segup.
Ualame Machado ainda sinalizou que toda intervenção será previamente comunicada.
Continua depois da publicidade
"Reforçamos que todo e qualquer controle de acesso ou bloqueio de vias será previamente comunicado à população, para que ela possa se preparar para isso. Trabalhamos para que seja em um tempo mais curto possível, o mínimo necessário, para que garanta apenas o deslocamento dos chefes de Estado ou de alguma outra autoridade que necessite chegar em tempo a qualquer evento", completou.
Ualame Machado também enfatizou a importância da atuação integrada e da preparação prática das equipes envolvidas na operação.
“Estamos aqui com cerca de 200 agentes de segurança pública para que nós possamos treinar neste momento que antecede os grandes eventos, tanto o tempo de deslocamento, necessidade de controle de acesso de vias, embarque e desembarque de autoridades, tempo de embarque e desembarque, para que tudo seja calculado em uma matriz de responsabilidade que nós já desenhamos com todos os órgãos federais, estaduais e municipais, para que tudo ocorra conforme condicionado", diz o secretário.
Continua depois da publicidade
Ele reforçou o compromisso da organização do evento com o menor impacto possível na rotina da cidade. "A população pode ficar tranquila de que o fechamento de via ou controle de acesso será feito apenas em caso de extrema necessidade, e pelo tempo necessário, para que a gente possa deslocar os comboios e garantir o acesso das autoridades aos eventos", garantiu.
A atividade, que contou com a participação de cerca de 200 agentes de segurança e trânsito, foi concluída em aproximadamente 1h30, com as equipes distribuídas em seis comboios.
Durante a simulação, foram percorridas as principais rotas oficiais, com análise do tempo de deslocamento, avaliação da comunicação entre as equipes, da eficiência dos trajetos e da logística de embarque e desembarque de autoridades. A partir deste exercício, todos os dados coletados serão analisados de forma integrada, para que os ajustes finais necessários sejam implementados com precisão.
Continua depois da publicidade
De forma simultânea à simulação em campo, equipes da Central de Escolta, coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e compostas por agentes da PRF, Detran, Polícia Militar do Pará e Segbel monitoraram em tempo real as imagens captadas pelas câmeras de segurança instaladas nas vias principais e transversais do trajeto, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Segup.
Paralelamente, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizou sobrevoos em toda a área do exercício, oferecendo apoio com visualização aérea e mantendo contato direto com as equipes em solo e a central de escoltas.
A operação foi coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e contou com a integração do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guarda Municipal de Belém, Polícia Militar, Ministério da Defesa, Comando Marajoara, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade