A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 22 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
COP30

COP30

Na COP30, Semas destaca ações de monitoramento ambiental no Pará

Painel destaca ferramentas do Pará para prevenir riscos e reduzir impactos de desastres naturais

22/11/2025 às 03:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Painel "Monitoramento Hidrometeorológico e de Qualidade do Ar realizado pelo Estado do Pará

Painel "Monitoramento Hidrometeorológico e de Qualidade do Ar realizado pelo Estado do Pará | Divulgação

Por Matheus Herbert 

Continua depois da publicidade

Durante o painel “Monitoramento Hidrometeorológico e de Qualidade do Ar realizado pelo Estado do Pará, como ferramenta de preparação, mitigação aos impactos e redução de riscos frente aos desastres naturais”, promovido como parte da programação do Pavilhão Pará, na 30ª Conferência das Partes (COP30), em Belém, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) destacou a importância de suas ferramentas e produtos de monitoramento ambiental para o planejamento e gestão de crises decorrentes de eventos climáticos extremos.

A apresentação do painel engloba diversas áreas e concentra-se especialmente em três pilares fundamentais: monitoramento hidrometeorológico, que é o monitoramento das condições de tempo, clima e nível dos rios, incluindo questões de inundações e seca e o nível dos rios, crucial para a prevenção; qualidade do ar: fundamental para a saúde pública, especialmente em períodos de queimadas; e focos de queimadas: informações essenciais para o combate e a prevenção de incêndios florestais.

As informações geradas pelos sistemas são essenciais e utilizadas desde o planejamento ambiental até a gestão em tempos de eventos extremos.

Continua depois da publicidade

“Nos anos de 2023 e 2024, a região amazônica enfrentou uma grande seca, considerada uma das mais severas da história recente. Essa estiagem prolongada exigiu a intensificação do monitoramento e do planejamento estratégico por parte da Semas para a redução de impactos”, destacou o coordenador de Monitoramento Ambiental da Semas, Antônio Sousa.

Segundo o governo, o monitoramento da Semas indicou um agravamento da seca no leste do Pará, devido à redução das chuvas e do nível dos rios, no ano de 2024.

O trabalho de monitoramento é visto como um esforço contínuo para enfrentar as mudanças climáticas e garantir segurança e o planejamento na região.

Continua depois da publicidade

Neste ano, o Pará tem se consolidado como exemplo nacional no avanço das mitigações dos impactos ambientais. Em agosto de 2025, por exemplo, o Pará obteve um dos melhores resultados no enfrentamento ao fogo, registrando uma redução de 90,5% nos focos de incêndio florestal em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados