Publicidade

X

Biodiversidade

22 de maio: Dia Internacional da Biodiversidade

A data foi organizada pela ONU para conscientização da necessidade de preservação dos ecossistemas

Dr. Edgard M. Brito

Publicado em 01/06/2022 às 11:39

Atualizado em 01/06/2022 às 11:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Onça / Marcelo Lima de Freitas

A variedade de vida existente no planeta, as várias espécies de animais, plantas, insetos, seres microscópicos, a variabilidade genética que torna um lugar rico e diverso é a BIODIVERSIDADE.

Os seres humanos compõem a biodiversidade, pelo que estão sempre conectados à natureza! A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientização da necessidade de preservação dos ecossistemas, já que sem estes é impossível a qualidade de vida, ainda que se tenha tecnologia para meios não naturais de produção.

As ações do homem afetam a biodiversidade em velocidade impressionante: num ritmo muito maior que se acontecesse de forma natural. Perdem-se seres vivos que sequer foram pesquisados ou conhecidos pela ciência e, os conhecidos, estão em risco. A destruição dos habitats silvestres, mudanças climáticas, tráfico, uso indiscriminado de agrotóxicos, caça ilegal estão entre as causas de extinção de animais

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) alertou sobre os danos causados à fauna cearense com o crescimento das cidades e a falta de políticas públicas voltadas para a preservação e manutenção da vida silvestre do Estado.

De acordo com o Programa Cientista-Chefe, da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), animais como a Anta e o Tatu-Canastra foram extintos do Estado, assim como deve ter ocorrido com a Onça Pintada, o Queixada, o Tamanduá-Bandeira e as populações nativas do bicho preguiça, o Quati, o Morcego (Chiroderma vizottoi), o Esquilo da serra/Caxinguelê (Guerlinguetus brasiliensis) e o Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus).

Apesar do ser humano ser visto com prioridade, o poder público deve efetivar combate aos processos que desequilibram fauna e flora: inibir o contrabando, a invasão às áreas selvagens, contratar profissionais médicos-veterinários, criar políticas públicas que coloquem os animais e o meio ambiente em grau de importância para a promoção da Saúde Única.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

AGORA É LEI

Cidade de SP aprova cadastro profissional para pessoas com deficiência

Objetivo da lei, de autoria do vereador Adilson Amadeu, é a de centralizar e facilitar a busca de emprego de pessoas com algum tipo de deficiência na Capital

PRISÃO EM SP E MG

Deic de SP prende 4 comerciantes e recupera cerca de 900 joias roubadas

Prisões foram realizadas em São Paulo e Minas Gerais; outros 5 suspeitos são investigados

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter