Publicidade

X
Uso de coleira

Gatos na coleira: passeio em excelente companhia

Prática traz vários benefícios para o felino

Publicidade

Passeio de gatos / Divulgação

Por mais inusitado que pareça, passear com seu gato com coleira na rua não é mais um sonho do proprietário, mas realidade que vem aumentando em razão de vários benefícios: é seguro para o animal porque lhe devolve um pouco de liberdade sem risco de atropelamento, envenenamento ou ferimento por cães de vizinhos; estreita a relação com o dono; exercita o animal que vive em apartamentos sem atividade física, portanto, privilégio a companhia no passeio.

Os gatos indicados para o passeio com coleira são: gatos estressados, gatos entediados, gatos obesos, gatos hiperativos, gatos com problemas de relacionamento, gatos que viviam fora de casa e estão se acostumando com o ambiente interno, gatos que moram em apartamentos pequenos. Para isso, antes de levar seu gato para passear, é preciso treiná-lo utilizando, por exemplo, peitoral e guia dentro de casa enquanto ele come ou brinca, para que se acostume com o acessório.

Deixe o peitoral justo de forma que o gato não consiga tirá-lo e vá aos poucos intensificando esse uso. Claro que nem todo gato permite o uso de coleira ou aceita os comandos que lhe são ensinados, pois na rua existem vários estímulos visuais, auditivos e olfativos.

Use uma coleira específica para gatos e objetos que o estimulem a brincar, a fim de incentivá-lo, deixando a caminhada prazerosa. Use também petiscos para confirmar sua iniciativa assertiva e para premiar a dinâmica que você pretende dar durante o passeio. 

Avalie o comportamento do seu gato enquanto passeia com ele para que tudo dê certo. Gatos estressados não se interessam por alimento, água, carinho ou brincadeiras, o que ocasionará um passeio dificultoso. Ensinando seu gato a passear, você terá sempre por perto excelente companhia. 
 
 

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

VIOLÊNCIA E SEGURANÇA

Vale do Paraíba concentra quatro das seis cidades com maior taxa de homicídios e SP

A Secretaria de Segurança Pública divulgou dados sobre o cenário de criminalidade na Região

ELEIÇÕES 2022

Lula tem 43% contra 30% de Bolsonaro no estado de São Paulo, diz Datafolha

Em relação ao total do país, o petista tem menos eleitores em São Paulo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software