Entre em nosso grupo
2
Dois pênaltis (um mal marcado e outro escandaloso não assinalado) em dois jogos distintos, protagonizam rodada
06/10/2025 às 13:10 atualizado em 06/10/2025 às 13:15
Continua depois da publicidade
Arbitragem brasileira erra gravemente e tem rodada para repensar seu futuro | Reprodução
A arbitragem do futebol brasileiro é constantemente alvo de críticas por decisões questionáveis e supostos erros em marcações. Contudo, o que aconteceu neste fim de semana beirou o inacreditável.
Continua depois da publicidade
No sábado (4/10), o Grêmio tem um pênalti marcado contra, no último lance do jogo, por um toque de mão que era humanamente impossível ser evitado. Bragantino vence por 1 a 0.
Rodadas antes, no clássico Gre-Nal, o Grêmio teve três pênaltis contrários assinalados, dois sendo no mínimo questionáveis. O Tricolor Gaúcho tem razão em reclamar da arbitragem.
No duelo entre Internacional x Corinthians, uma rodada atrás, nova polêmica: um pênalti no mínimo questionável no último lance do jogo, foi a vez do Timão sair prejudicado.
Continua depois da publicidade
No domingo (5/10), uma atuação polêmica de Ramon Abatti Abel influenciou diretamente no resultado do Choque-Rei, no MorumBIS.
Sobre o clássico, o São Paulo vencia por 2 a 0 até um lance determinante: em uma jogada que Luciano deveria ter chutado, o palmeirense Allan escorrega e derruba o são-paulino Tapia dentro da área, pênalti claro, que foi ignorado não somente pelo juiz em campo, mas também pelo VAR, no que talvez tenha sido o pênalti mais claro de todo o Brasileirão 2025. Sem querer também e falta e sempre foi, mas para o juiz, um critério próprio pareceu ter sido adotado, com uma regra aparentemente diferente. Sem o áudio a ser divulgado, seguirá o mistério do motivo adotado.
Pouco depois, uma solada de Andreas Pereira em um lance bem semelhante ao da expulsão de Rigoni, na última quinta-feira (2/10), em que novamente nada foi marcado. Após isso, o Palmeiras (que não tem culpa dos equívocos do dono do apito), cresceu e virou a partida, saindo vencedor pelo placar de 3 a 2.
Continua depois da publicidade
Méritos grandiosos ao Alviverde pelos três gols e vitória que o mantém na briga pelo título, poucos times chegariam a três gols em um tempo dentro do MorumBis. E mesmo prejudicado pela arbitragem, o São Paulo deve ser criticado por ter se desligado na reta final e sido tão afetado a ponto de levar três gols do rival dentro de casa.
Não à toa, um feito marcante foi o ato de Marlon, lateral gremista, que rasgou o verbo contra a arbitragem e o baixo nível de acertos nas decisões. Neste fim de semana os times a saírem prejudicados foram Grêmio e São Paulo, no próximo serão outras equipes (podendo ser até Bragantino e Palmeiras).
Os clubes prejudicados perdem pontos importantes, os adversários beneficiados não têm culpa, e o campeonato segue recebendo menos atenção da competência responsável que deveria.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade