Entre em nosso grupo
2
Retorno decepcionante de Soteldo evidencia o sucessivo erro de acreditar em retorno de jogadores com boas passagens anteriores pelos times
03/07/2023 às 11:24 atualizado em 03/07/2023 às 12:59
Continua depois da publicidade
Desde que voltou para a Vila Belmiro, Soteldo disputou 22 partidas, com apenas quatro assistências e nenhum gol marcado. | Ivan Storti/Santos FC
No Brasil, é muito comum que os clubes recontratem alguns jogadores que tiveram algum sucesso pelo time em um passado recente. Mas isso nem sempre é sinônimo de sucesso, muito pelo contrário. Especialmente nos últimos 10 anos, ocorrreram diversos episódios de jogadores que retornaram e acabaram decepcionando.
Continua depois da publicidade
Retorno de Soteldo
O caso mais recente é o de Soteldo, atacante venezuelano, pelo Santos. O baixinho de muito drible e explosão teve uma grande primeira passagem pelo Peixe, chegando a ser vice-campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Depois de um tempo fora do Brasil e com diversas sondagens, optou pelo time santista e reforçou seu amor pelo clube. Em negociação inicialmente por empréstimo, o jogador foi recentemente adquirido pelo Santos de forma definitiva, pelo valor de R$ 20 milhões por 50% de seus direitos.
Mas, se a primeira foi um sucesso incontestável, agora se mostrou um péssimo negócio: desde que voltou para a Vila Belmiro, Soteldo disputou 22 partidas, com apenas quatro assistências e nenhum gol marcado. Não bastasse isso, pouco tempo após o anúncio de sua aquisição em definitivo, o venezuelano se recusou a treinar com os reservas e foi afastado do elenco por direção e comissão técnica. Se tecnicamente é o melhor jogador do time, fisicamente está muito abaixo do atleta que já foi um dia. Mesmo em um mar de dívidas, a diretoria santista optou por sua compra, e agora pode ter um enorme prejuízo.
Continua depois da publicidade
Outros retornos furados
Ainda no Peixe, outro jogador que pode ser citado neste tema é o de Lucas Lima. O atleta até pareceu reencontrar seu bom futebol no início de seu retorno. Mas, especialmente após ter um generoso aumento salarial e de duração de contrato, caiu de rendimento. É fato que com a má fase do Santos, qualquer jogador fica mais sujeito a ter atuações ruins, mas com o camisa 20 a direção santista foi muito afoita. Poucos jogos já foram o bastante pra diretoria julgar que Lucas Lima merecia um contrato melhor. Agora, resta para os adeptos torcerem que seus lampejos sejam mais frequentes. Alison também foi recontratado pelo Santos, mas muito torcedor talvez sequer tenha percebido.
O São Paulo também optou pelo retorno de um jogador com uma boa passagem pelo Morumbi: Alexandre Pato. Mas o caso do atacante é ainda mais curioso: teve uma boa primeira passagem e retornou com apoio da torcida em 2019. Mas sua segunda passagem foi ruim, rescindiu com o clube e foi para o futebol dos EUA. Mesmo sem jogar há meses e já tendo um retorno decepcionante, o São Paulo optou por novamente repatriá-lo, agora em 2023. Após mais de um mês do anúncio de sua chegada, ainda sequer reúne condições de jogo para reestreiar pelo time.
Continua depois da publicidade
Para citar o Palmeiras, um caso evidente foi o do zagueiro Vitor Hugo que foi campeão como titular absoluto do Brasileirão de 2016, retornou como solução para a zaga, onde faria dupla com Gustavo Gómez, mas decepcionou e saiu pouco mais de um ano depois.
O clube paulista que parece mais gostar de trazer jogadores com antigas passagens pelo time é o Corinthians. Só do elenco atual, Gil, Fábio Santos, Fagner, Renato Augusto, Romero e Paulinho. O zagueiro Balbuena deixou o Corinthians recentemente, mas também se encaixa no caso. Jádson, Jô, há diversos casos, alguns com sucesso e outros nem tanto. O próprio zagueiro paraguaio citado pouco acima (Balbuena) entra como decepção. Campeão brasileiro em 2017, chegou com status de xerife da zaga alvinegra, mas colecionou péssimas atuações que o credenciaram a encostado na equipe até o fim de seu contrato de empréstimo.
Mas o principal caso é o de Ángel Romero. Supostamente com salário na casa dos 350 mil reais mensais, o atacante paraguaio tem sido uma dor de cabeça para o clube. Romero foi bicampeão brasileiro e bicampeão paulista pelo Timão e chegou como o único reforço do time para 2023 - já que Yuri Alberto já estava no elenco e foi apenas adquirido de forma definitiva. Mesmo sendo o jogador estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa corintiana, a última vez que Romero participou de um gol do Corinthians foi em 1 de agosto de 2018, o que simbolizam 40 jogos seguidos sem participar de um tento pelo Timão - ou seja, sem marcar gols e nem dar assistências. Desde seu retorno foram 16 partidas, e dificilmente alguma será lembrada pela Fiel Torcida como positiva.
Continua depois da publicidade
Diversos casos
Valdívia no Palmeiras, Diego Tardelli pelo Atlético-MG, há casos e casos que poderiam ser citados aqui mas não caberiam em apenas uma coluna.
Há episódios como o de Hernanes, que foi o melhor jogador do Brasil em seu retorno ao São Paulo no segundo semestre de 2017, mas em um novo retorno, em 2019, não teve um rendimento novamente tão bom assim.
Continua depois da publicidade
E também há jogadores que retornaram e deram certo, como Fagner pelo Corinthians, que hoje é um dos maiores laterais da história do Timão. Luís Fabiano pelo São Paulo também rendeu bons frutos com gols memoráveis e um título da Copa Sul-Americana de 2012.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade