Publicidade

X

Papel importante

Fortalecendo a Segurança Pública: A Importância dos CONSEGs

Desde sua criação, em 1985, essas entidades têm desempenhado um importante papel na promoção da segurança e na aproximação entre as forças policiais e a comunidade

Marcelo Vieira Salles

Publicado em 08/02/2024 às 13:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Vista aérea da região central de São Paulo / Bruno Hoffmann

Como ex-Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, é com convicção que expresso a relevância dos Conselhos Comunitários de Segurança, os CONSEGs, como peças fundamentais na construção de uma sociedade mais segura e colaborativa. Desde sua criação, em 1985, essas entidades têm desempenhado um importante papel na promoção da segurança e na aproximação entre as forças policiais e a comunidade.

Os CONSEGs não são apenas grupos informais; são estruturas legitimadas pelo Estado, regulamentadas por decretos e resoluções, que têm por objetivo promover a participação ativa dos cidadãos na construção de soluções para os problemas de segurança pública em seus bairros e municípios. São espaços onde moradores se reúnem, discutem, planejam e acompanham ações para tornar suas comunidades mais seguras e protegidas.

Hoje, contamos com 431 Conselhos Comunitários de Segurança ativos em todo o Estado de São Paulo, com uma presença significativa tanto na capital quanto no interior e litoral. Esses números não apenas refletem a amplitude e o alcance dos CONSEGs, mas também evidenciam o engajamento e o interesse da população em colaborar com as autoridades na busca por soluções efetivas para a segurança pública.

Em suma, os CONSEGs representam não apenas uma estrutura organizacional, mas sim um compromisso coletivo com a segurança e o bem-estar de nossas comunidades. Como ex-Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, reitero meu apoio a essas importantes iniciativas e encorajo a todos os cidadãos a se engajarem ativamente nos Conselhos Comunitários de Segurança, pois juntos, podemos construir uma cidade mais segura, justa, humana e inclusiva.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CULTURA E LAZER

Capital tem atividades voltadas às mulheres e oficinas culturais; confira agenda

Atividades e oficinas culturais voltadas às mulheres marcam fim de semana em São Paulo; confira atrações

Assassinato

VÍDEO: Policial aposentado é morto por criminoso na zona leste de SP

Criminoso estaciona e mata policial aposentado; arma do ex-agente é roubada

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter