X

Você já imaginou uma criança falar isso?

"Quando eu crescer, quero ser político": você já imaginou uma criança com esse sonho?

Nós crescemos sendo ensinados que a política é algo ruim, só tem corruptos e é melhor não se envolver

Marina Helou

Publicado em 21/02/2024 às 12:01

Atualizado em 21/02/2024 às 12:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Meus filhos sempre me ouvem falando sobre política, me veem trabalhando e muitas vezes eu levo eles em locais que frequento / Iury Carvalho

Uma vez, o meu filho me disse que queria ser político. Você já imaginou uma criança falar isso? Provavelmente, não. Nós crescemos sendo ensinados que a política é algo ruim, só tem corruptos e é melhor não se envolver. Então, quando o meu filho me contou desse sonho, eu só pude pensar: como é importante mostrar para as crianças o lado bom da política.

Meus filhos sempre me ouvem falando sobre política, me veem trabalhando e muitas vezes eu levo eles em locais que frequento. Entendo que a imagem que eu passo é muito decisiva na visão que eles terão dela.

Eu realmente acredito que é possível fazer uma política diferente e podemos impactar positivamente a vida das pessoas através dela. Desde o meu primeiro mandato como deputada estadual, coloco isso em prática. Portanto, é claro que eu tento dar um exemplo positivo para os meus filhos. A fala do Martin é um lembrete de que podemos e devemos ser exemplo para as crianças, porque a política pode sim ser melhor. Depende de nós e de quem irá seguir os nossos passos.

Eu mesma nem imaginava entrar para a política. Me formei em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, trabalhei oito anos no setor empresarial e achava que tinha jeito para trabalhar em ONGs. Só mais tarde, entrar para a vida pública realmente se tornou uma possibilidade, pois consegui me ver fazendo a diferença na política em razão de vários estímulos: o cenário nacional e estadual muito polarizados, a fundação do Vote Nelas, que participei, iniciativas como RAPS e Renova BR, que se dispuseram a ensinar política baseada em dados, evidências e olhando para o meio ambiente. Certamente se eu não tivesse tido esses estímulos talvez isso nem passaria pela minha cabeça. E essa foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.

Dessa forma, entendo que se as crianças são o nosso presente e o nosso futuro, precisamos dar a elas a possibilidade de ver a política como uma ferramenta para construírem um mundo melhor. É importante ouvir crianças que sonham em se tornar cientistas, professores, mas também políticos.

Você também tem incentivado crianças de alguma forma?

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Oportunidade em Guarulhos

Feira de empregos: prefeitura e institutos devem oferecer 200 vagas em evento

Para participar dos processos seletivos é necessário levar um documento de identificação original e o currículo atualizado

Colheita de café em SP

Colheita de café no maior cafezal urbano do mundo reúne famílias em São Paulo

Evento marcou a abertura oficial da safra do café, que prossegue até a primavera, distribuindo sabores, aromas, colorido e riquezas por todo o Estado   

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter