Entre em nosso grupo
2
Segundo a Organis, entidade que representa o setor, o faturamento chegou a R$ 4,5 bilhões
08/02/2020 às 10:39
Continua depois da publicidade
A expectativa para 2020 é que esse mercado cresça 10%, no mínimo | Depositphotos
O segmento de alimentos orgânicos comemorou números expressivos em 2019. No ano passado, o setor atingiu a marca de 20 mil unidades produtoras no País. Segundo a Organis, entidade que representa o setor, o faturamento chegou a R$ 4,5 bilhões. Os números revelados nesta semana apontam para um crescimento próximo dos 15% na comparação com 2018. E a expectativa para 2020 é que esse mercado cresça 10%, no mínimo.
Continua depois da publicidade
Para a Organis, neste ano aumentará a demanda por produtos baseados em legumes e vegetais, o que indica um avanço do movimento vegano, embora também esteja no radar da entidade a provável elevação na oferta de orgânicos de origem animal, como frango, leite e derivados.
O futuro imediato também reforça a imagem do segmento como parte da solução para problemas ambientais com a redução nas embalagens plásticas dos orgânicos, além de uma presença mais agressiva entre as ofertas online, clubes de compras e restaurantes.
Bovespa bateu recorde.
Como antecipou esta coluna há uma semana, a pressão no preço dos ovos é intensa. Segundo a Scot, consultoria especializada na pecuária, só neste início de fevereiro a caixa com 30 dúzias teve valorização de 25,2% nas granjas paulistas.
Continua depois da publicidade
Inflação sob controle.
No atacado paulistano, a caixa de 20 kg de tomate italiano entra fevereiro custando 24,18% a mais do que custava há 12 meses. No tomate salada longa vida a alta foi de 17,08%, segundo o hfbrasil.org.br, ligado à Escola de Agronomia da USP.
Economia crescendo.
A alta de 6,6% no dólar e a retração dos vendedores elevaram os preços do trigo em janeiro. Segundo o Cepea/USP, em São Paulo o aumento foi de 9,2%. O Brasil importa metade do trigo que consome...
A terra é de quem?
Índios guarani ocuparam no final de janeiro uma área junto ao Pico do Jaraguá, na Capital, em protesto contra a derrubada de quatro mil árvores. A área de Mata Atlântica dará lugar a um condomínio de luxo. Antes de serem despejados, os guarani plantaram 200 mudas de espécies nativas na área.
Continua depois da publicidade
Relaxe, há luz...
Abacate geada, banana nanica, limão taiti, mangas palmer e tommy, mamões formosa e papaya, melancia, melão amarelo, abobrinha italiana, acelga, alfaces crespa e lisa, batata doce rosada, beterraba, cebola nacional, cenoura, espinafre, mandioca, manjericão e pimentão verde fecharam a semana com preços em baixa na Ceagesp.
...no fim do túnel.
Fevereiro é tempo de garoupa, manjuba e truta. Portanto, esses peixes estão mais baratos que nos outros meses do ano. A garoupa é rica em proteínas e vitaminas.
Filosofia do campo:
"A ordem é ninguém passar fome/Progresso é o povo feliz". Zé Pinto, cantor e compositor mineiro, in Ordem e Progresso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade