Publicidade

X

ARTIGO

Sobreviveu ao vírus e morreu de fome

A visão da política brasileira por Nilto Tatto

Luiz

Publicado em 15/06/2020 às 11:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

- / Gazeta de S.Paulo

O Brasil possui hoje algo em torno de 5 milhões de unidades familiares agrícolas espalhadas por todo o território nacional. São pequenos produtores responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa. Desde os desmontes nas políticas públicas de fomento ao setor iniciadas no governo Temer, muitas destas famílias ficaram impossibilitadas de produzir - aquelas que conseguiram se manter, hoje se veem ameaçadas pelo Coronavírus e pelo governo Bolsonaro.

O desastre é tão grande que anuncia um futuro nebuloso: a chance real do desabastecimento de alimentos, talvez antes mesmo de haver uma vacina para a COVID-19. Sem a possibilidade de comercializar seus produtos, muitos destes pequenos produtores estão precisando de apoio até para receber uma cesta básica. Os estoques de alimentos do governo Federal também minguaram, anunciando o prolongamento da crise para toda a sociedade.

Antevendo uma situação ainda mais trágica, ao menos 21 projetos emergenciais de apoio à agricultura familiar foram protocolados pela bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. São propostas que contemplam auxílio emergencial para agricultores, feirantes, pescadores, extrativistas, indígenas, quilombolas e ribeirinhos; crédito rural; o resgate do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do sistema e do conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), atenção especial às mulheres entre outras medidas de enfrentamento à pandemia, fomento à produção e distribuição de alimentos.

Todas propostas foram elaboradas em diálogo com as organizações e movimentos sociais, desde o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), passando pela CONTAG; FETRAF; APIB e CONAQ, só para citar algumas delas. E graças a este empenho é que conseguimos pautar o regime de urgência para esta discussão nesta semana, na Câmara dos Deputados. Agora, precisamos resgatar o sentimento que mobilizou a sociedade em defesa da democracia, em defesa da cultura, contra o racismo e o fascismo. Esta é também uma questão de vida ou morte.

*Nilto Tatto é deputado federal pelo PT por São Paulo

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter