Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Brasão do Município de Porto Feliz | Domínio público
Este é o Brasão do Município de Porto Feliz adotado pela Lei nº 1, de 20 de fevereiro de 1922, no governo do Prefeito Cel. Eugênio Euclides Pereira da Motta.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Foi restabelecido pela Lei nº 31, de 16 de junho de 1948, no governo do Prefeito Dr. Lauro Maurino e instituído oficialmente pela Lei nº 2.033, de 28 de agosto de 1972, no governo do Prefeito Sérgio Bettiol. Seu autor é o historiador e museólogo Affonso D’Escragnolle Taunay, com revisão do heraldista Professor Arcinóe Antônio Peixoto de Faria, membro da Enciclopédia Heráldica Municipalista.
Consiste em um escudo português, encimado por uma espécie de coroa, para indicar a importância da Coroa Portuguesa na época.
Continua depois da publicidade
Os anos que se veem no Brasão de Porto Feliz (1693 e 1797) dizem respeito ao mais antigo registro que se tem do local (que data de 1693), sobre um ¨porto¨ no Rio Anhemby (o nome do Rio Tietê até o século XVIII) na fazenda de um tal Antônio Cardoso Pimentel, do qual partiram expedições para procurar ouro e outras riquezas no Mato Grosso e em Goiás.
O segundo ano, o de 1797, refere-se a 13 de outubro de 1797, data em que o povoado foi elevado à categoria de Vila e ganhou o nome de Porto Feliz. Dois bandeirantes seguram um emblema onde se vê um barco com vários remos em um rio. Isso porque a cidade foi pouso de bandeirantes nos séculos XVI e XVII e o rio é obviamente o Tietê, pois foi de Porto Feliz que partiram praticamente todas as monções do Estado de São Paulo.
A frase “Longe Levei As Fronteiras Do Brasil” representa com fidelidade, o significado da cidade para o desbravamento do sertão. A roda dentada e o capacete aludem à força de trabalho que alavanca o progresso do Município. A cana de açúcar e as flores representam a significativa importância da nossa lavoura.
Continua depois da publicidade
Quando Porto Feliz era só um povoado formado às margens do Rio Tietê, chamava-se Araritaguaba e pertencia ao termo da Vila de Itu. De origem tupi, o nome vem da junção de ¨arara¨ (de arara mesmo, ou para os índios, todos os pássaros de bico curvo), ¨ita¨ (pedra), ¨gu¨ (comer) e ¨aba¨ (lugar). Ou seja: ¨lugar onde as araras vêm comer a pedra¨. O nome provavelmente se refere ao paredão salitroso que hoje se encontra dentro do Parque das Monções.
Até hoje se vê, bem de manhãzinha ou ao final da tarde, alguns pássaros que vêm beliscar o paredão arenoso. Como é rico em salitre (essencialmente nitratos), alguns animais o incorporam à dieta. O Brasão, a Bandeira e o Hino compõem os símbolos do Município de Porto Feliz! Oh linda Terra de Araritaguaba / Das noites enluaradas / A reviver nas bandeiras / As tuas glórias passadas!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade