Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os antigos moradores diziam que Nicolau Martini era um profissional muito prático e bastante evoluído para sua época, fabricando botinas confortáveis e modernas para todos os tipos de ocasiões | Oziel Gómez/Unsplash
Conforme é de conhecimento geral a expressão “Consórcio” significa um grupo de pessoas que assumem o compromisso formal de pagar mensalmente determinada prestação para um caixa comum, destinada à aquisição futura de um bem, que vai desde um automóvel aos mais variados tipos de eletrodomésticos, cujas unidades vão sendo entregues paulatinamente a cada um dos consorciados, a intervalos estipulados, mediante sorteio ou lance. Um dos consórcios mais conhecidos e mais duradouros de que se tem notícia em Porto Feliz foi aquele promovido pela antiga empresa DIAPOL – Distribuidora de Automóveis Porto Feliz Ltda., que reunia um grupo determinado de consorciados com a finalidade de adquirir um automóvel da conceituada marca Volkswagen.
Continua depois da publicidade
Vale ressaltar, no entanto, que o consórcio é coisa bem mais antiga em nossa cidade. A história registra que no dia 24 de março de 1907 foi criada em Porto Feliz uma Cooperativa para sorteio de botinas, que tinha os mesmos princípios e formalidades dos atuais consórcios de automóveis.
A ideia da criação de um “Consórcio de Botinas” nesta cidade se deve ao saudoso sapateiro Nicolau Martini, então proprietário de uma conceituada sapataria localizada na região central de Porto Feliz.
Os antigos moradores diziam que Nicolau Martini era um profissional muito prático e bastante evoluído para sua época, fabricando botinas confortáveis e modernas para todos os tipos de ocasiões. Fossem para uso diário no trabalho, fossem para os momentos festivos, as botinas fabricadas pelo ilustre sapateiro conquistaram a preferência dos nossos antepassados.
Continua depois da publicidade
De acordo com as regras estabelecidas, cada consorciado pagava a importância de 2$000 (dois mil réis) por semana, pois os sorteios eram realizados semanalmente. Todavia, aquele que necessitasse das botinas com maior urgência, poderia oferecer um lance ou uma espécie de entrada no valor de 24$000 (vinte e quatro mil réis), para receber imediatamente o belíssimo par de calçados.
Conforme se observa, o consórcio conhecido atualmente não é coisa tão recente como se poderia imaginar, pois neste Porto Feliz existiu, a partir do dia 24 de março de 1907, esse grupo especialmente reunido para a aquisição de um par de botinas.
De acordo com os antigos registros da nossa história, o conceituado sapateiro Nicolau Martini faleceu nesta cidade no dia 05 de maio de 1947 e seu corpo está sepultado no Cemitério Público Municipal.
Continua depois da publicidade
Ainda que o “Consórcio de Botinas” possa causar certa estupefação nos dias atuais, certo é que ele existiu com muito sucesso nos primeiros anos do século vinte e a cidade de Porto Feliz pode até mesmo ser pioneira e talvez única nessa modalidade de associação consorcial! Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade