Publicidade

X

Transmissão radiofônica

Os Meus Tempos no Rádio

Cada momento que se vive empunhando o microfone de uma emissora de rádio, é um instante impar que marca a vida do radialista

Reinaldo Crocco Júnior

Publicado em 17/11/2023 às 15:05

Atualizado em 17/11/2023 às 16:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Reinaldo Crocco Jr. ao lado do ilustre e brilhante comentarista Moreira Filho, em uma transmissão esportiva da PRD-7 - Rádio Clube de Sorocaba / Acervo Pessoal do Autor

A foto que ilustra esta matéria é do dia 02 de dezembro de 1979 e nela estou ao lado do ilustre e brilhante comentarista Moreira Filho, em uma transmissão esportiva da PRD-7 - Rádio Clube de Sorocaba, feita diretamente do Estádio Estadual do Maracanã, no Rio de Janeiro. Nesse dia memorável em que pisei pela primeira vez o solo sagrado daquele que era considerado o maior estádio de futebol do mundo, o Esporte Clube São Bento de Sorocaba enfrentou o fabuloso esquadrão do Clube de Regatas do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.

Nessa partida o Esporte Clube São Bento foi derrotado pelo placar de quatro gols a zero (4x0), com golaços assinalados pelos atacantes Cláudio Adão, Reinaldo e Zico, por duas vezes. Na condição de radialista profissional com registro no Ministério do Trabalho, na função de Locutor Esportivo, tive a oportunidade de narrar jogos pelos grandes estádios espalhados pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil.

Com muita emoção vi de perto as belas jogadas dos grandes craques do futebol brasileiro, como Pelé, Zico, Toninho Cerezzo, Ademir da Guia, Dudu, Rivelino e tantos outros, que além de brilharem nas suas respectivas equipes, também vestiram com sucesso a gloriosa camiseta da Seleção Brasileira de Futebol, conquistando inúmeros títulos nacionais e internacionais.

A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi formando um instrumento que, na verdade, reúne uma série de descobertas anteriores, tais como a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão.

O rádio chegou oficialmente ao Brasil com a comemoração do centenário da Independência do país, e a nossa primeira transmissão radiofônica ocorreu em 1923, por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize.  Graças aos três elementos acima citados, quais sejam: telegrafia, telefone sem fio e ondas de transmissão, Guglielmo Marconi estabeleceu em linha telefônica os sinais de rádio, e a primeira transmissão radiofônica foi a de um evento esportivo durante a regata de Kingstown, transmitindo apenas sinais.

A primeira transmissão de voz somente ocorreu no ano de 1921. Em função disso o engenheiro Nikola Tesla pleiteou para si a invenção do rádio, tal como é na atualidade, o que lhe foi deferido pela Suprema Corte dos Estados Unidos, que o reconheceu como o verdadeiro inventor do rádio.

Nas jornadas radiofônicas tive a elevada honra de conviver com grandes nomes do rádio esportivo brasileiro, tais como Fiore Gigliotti, Mauro Pinheiro, José Italiano, Milton Peruzzi, Eli Coimbra, Walter Abrahão, Wanderley Nogueira, Geraldo Bretas, Milton Neves e tantos outros. Ressalto, todavia, entre os mais importantes nomes com os quais tive a elevada honra de militar no rádio, os meus saudosos e sempre queridos conterrâneos Mauro Nóbrega e José Roberto Ercolin, companheiros de inúmeras jornadas esportivas, que tanto sucesso fizeram em todo Brasil ao microfone da notável Rádio Jovem Pan de São Paulo!

Cada momento que se vive empunhando o microfone de uma emissora de rádio, é um instante impar que marca a vida do radialista. Por essa razão o rádio é para todos os homens da radiodifusão, uma verdadeira poesia; uma magia; um maravilhoso e indescritível turbilhão de emoções!  Uma vez radialista, eternamente radialista! Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol

Quais são os times que jogarão o Brasileiro 2024?

O Brasileiro vai começar no dia 14 de abril e contará com um jogo inaugural, uma das novidades divulgadas pela CBF

Crime

Três pessoas são presas por maus-tratos em clínica de reabilitação em Vargem Grande Paulista

Uma Kombi lotada de pacientes tentou deixar a clínica para fugir da fiscalização, mas o veículo foi localizado pelos policiais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software