A TV Globo realiza nesta quinta-feira, 1º de outubro, no Rio de Janeiro, o último debate entre candidatos à Presidência da República antes do primeiro turno das eleições de 2026. A Gazeta de São Paulo estará presente na cobertura do encontro, marcado para as 21h30, no horário de Brasília, após o Jornal Nacional, com mediação de César Tralli.
Confirmaram presença Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD), Augusto Cury (Avante) e Romeu Zema (Novo). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, não participará. Sua campanha comunicou a decisão à emissora na quarta-feira, 30 de setembro.
O formato prevê quatro blocos, sendo dois com temas determinados e dois com temas livres. A dinâmica permitirá o confronto direto entre os participantes, com perguntas, respostas e espaço para réplicas e tréplicas. O programa também terá as considerações finais dos candidatos.
A três dias da votação, o debate oferece aos eleitores a possibilidade de comparar as propostas apresentadas ao longo da campanha e observar como cada presidenciável responde quando é questionado pelos adversários. Para quem ainda avalia em quem votar, o encontro permite conhecer posições diferentes sobre um mesmo assunto e identificar pontos que precisam de esclarecimento.
A presença da Gazeta na Globo dá continuidade à cobertura de todos os debates realizados pelas diferentes emissoras durante a campanha. A equipe recebeu convites para todos os encontros, e Micarla Lins acompanhou cada um deles. Nesta quinta-feira, a colunista, apresentadora e repórter especial estará no Rio de Janeiro para realizar mais uma etapa desse trabalho pelo jornal.
Campeã de oratória e debates, Micarla foi a primeira brasileira a atuar como juíza-chefe do Campeonato Mundial de Debates em Espanhol. Sua experiência com argumentação contribui para examinar a clareza das respostas e a consistência dos raciocínios apresentados pelos candidatos, aspectos que ganham evidência nos confrontos ao vivo.
A atuação na cobertura eleitoral também inclui entrevistas no programa De Olho no Poder, da TV GMG.
O acompanhamento dos diferentes encontros permite observar como os candidatos desenvolvem suas propostas ao longo da campanha, quais perguntas recebem respostas mais detalhadas e que questões continuam em aberto. A cobertura desta noite se soma a esse trabalho, em um momento em que o eleitor tem poucos dias para concluir sua avaliação antes de ir às urnas.
Durante o debate, a atenção às propostas pode ajudar o público a identificar prioridades e compreender como os participantes pretendem transformar promessas em ações de governo. Explicações sobre execução, prazos e recursos oferecem elementos para avaliar os compromissos apresentados e, posteriormente, cobrar seu cumprimento.
O público poderá assistir ao debate pela TV Globo, pela GloboNews e pelo g1. O primeiro turno das eleições está marcado para este domingo, 4 de outubro.
