X

DE OLHO NO PODER

Gestão Doria promete acabar com a fila de testes da Covid-19

Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

Luiz

Publicado em 03/04/2020 às 19:00

Atualizado em 03/04/2020 às 19:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O governo estadual criou uma força-tarefa para acelerar os diagnósticos da Covid-19 / Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Os número de mortes pelo novo coronavírus no Estado saltou de 164 para 208 de quarta (1º) para quinta-feira (2). O grande aumento em apenas um dia representa o primeiro resultado da força-tarefa criada pelo governo estadual para acelerar os diagnósticos da Covid-19. Com isso, a capacidade de realização de exames será de até 10 mil por dia, com prioridades a mortes e pacientes graves. “Esperamos zerar essa fila de testes o mais rapidamente possível através desse mutirão”, disse Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan escolhido como coordenador da plataforma. Ele afirma também que, se houver necessidade, o turno do Instituto Adolfo Lutz poderá ser dobrado para a realização dos testes.

Fundão.

Um grupo de políticos subiu a hashtag #FundãoParaASaúde pelas redes sociais durante esta semana. A finalidade é pedir para que o fundo eleitoral e o partidário, que somam cerca de R$ 3 bilhões, sejam destinados ao combate à Covid-19, principalmente para a criação de hospitais de campanha e a compra de respiradores e kits de testes. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), um dos defensores da ideia, acredita que o fundo eleitoral sequer é eficiente para eleger políticos. “Se dinheiro fosse o principal fator para ser eleito, nosso presidente hoje seria o Meirelles”, disse.

Porto.

A deputada federal Rosana Valle (PSB-SP) enviou ofícios aos ministérios da Saúde, Infraestrutura e Economia e à Anvisa para que esses órgãos adotassem medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus no Porto de Santos. Segundo ela, como resultado, foram publicadas resoluções normatizando o desembarque e circulação de passageiros e membros da tripulação. E ainda houve a criação de medidas de higienização na zona de operação portuária.

Salários.

Nesta semana, o deputado estadual Arthur do Val (Patriota) sugeriu que fossem reduzidos os salários dos deputados estaduais pela metade até a pandemia da Covid-19 passar. A proposta pode ser incluída em um grande projeto de lei que a Alesp está discutindo para combater a pandemia. Para isso, foram solicitadas aos líderes partidários indicações de medidas para serem incluídas nesse projeto. Ainda não há previsão de apreciação da matéria.

FGTS.

O senador Major Olimpio (PSL-SP) quer tornar lei o direito do trabalhador a sacar o FGTS enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. “A conta vinculada pertence ao trabalhador e, neste momento tão crítico, entendemos ser justo e necessária a possibilidade a utilização dos seus recursos”, defende o senador.

Lapa.

O vereador Celso Gianazzi (Psol) entrou com requerimento no Ministério Público solicitando a total reabertura e reforma do Hospital Sorocabana, devido à pandemia da Covid-19. A instituição localizada na Lapa, zona oeste de São Paulo, já foi a principal referência de saúde na região, mas está praticamente fechada há 10 anos. Hoje, o prédio de sete andares possui apenas dois em funcionamento. “É inconcebível que um hospital com capacidade para 400 leitos fique fechado em meio a essa crise”, disse Giannazi.

"A morte não escolhe bolsonarista ou petista"

João Doria, governador de SP, ao dizer em entrevista coletiva na quinta-feira (2) que durante o combate à pandemia do novo coronavírus não é hora de divisão e politização.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter