A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 11 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Vereador chama acordo entre Procon e Enel de ‘absurdo’

De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

14/08/2020 às 18:08  atualizado em 14/08/2020 às 18:43

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Zé Turin, vereador de São Paulo

Zé Turin, vereador de São Paulo | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O Procon.SP fechou acordo com a Enel Distribuição São Paulo para permitir o parcelamento na conta de energia elétrica a clientes que reclamarem de cobranças abusivas durante a pandemia. Nesse período, a empresa calculou o valor das contas pela média de consumo dos 12 meses anteriores, o que causou distorções, principalmente em comércios. O vereador Zé Turin (Republicanos), da Capital, chamou o acordo de “absurdo” e prometeu levar o caso ao Ministério Público. “Não sei como o Procon estadual teve a coragem de parcelar uma dívida que a população não deve”, disse à coluna. Em nota, a Enel informou que em julho voltou com a leitura presencial, pela qual foi verificado o real consumo dos clientes nos meses anteriores. “Qualquer diferença, a mais ou a menos, foi automaticamente compensada, no momento da leitura presencial”, justificou a empresa.

Continua depois da publicidade

Nova frente.

A Frente Parlamentar da Advocacia foi criada na Assembleia Legislativa de SP nesta semana, por iniciativa da deputada Damaris Moura (PSDB). A frente já conta com 20 parlamentares, como Janaina Paschoal (PSL). “Trago algumas sugestões para discutirmos, como o direito irrestrito dos advogados terem acesso aos autos processuais”, disse Janaina.

Osasco.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Osasco obteve decisão liminar na Justiça mantendo a cidade na fase amarela do Plano São Paulo, a despeito da reclassificação determinada pelo governo paulista a um nível mais restritivo. Após contato da coluna, o prefeito Rogério Lins (Podemos) disse que tomou a decisão pela cidade estar com queda dos índices de uso de respiradores e de ocupação de leitos de UTI, o que permitiria a permanência na fase amarela. “O reconhecimento na Justiça não significa que vamos desrespeitar as normas de vigilância”, afirmou Lins.

Governo.

A coluna também procurou a Secretaria de Desenvolvimento Regional, que informou que o secretário Marco Vinholi tem conversado com o prefeito de Osasco para o cumprimento do Plano São Paulo. Além disso, informou que a Procuradoria Geral do Estado vai analisar a decisão para adotar as medidas cabíveis.

Continua depois da publicidade

Avanço.

O deputado Cezar (PSDB), do partido do governador João Doria e com base eleitoral na região de Osasco, acredita que logo as cidades do entorno avançarão no Plano São Paulo. “O trabalho conjunto entre governo e prefeituras vai propiciar outras medidas de auxílio à economia e apoio social”.

Saúde animal.

Continua depois da publicidade

Há uma campanha para a criação do Hospital Veterinário Público da Baixada Santista. A deputada federal Rosana Valle e o estadual Caio França (ambos do PSB) debateram a questão nesta semana com representantes de Santos, São Vicente e Praia Grande. “Trata-se de um problema de saúde pública e uma ação de solidariedade que precisamos enfrentar juntos, uma vez que o hospital seria destinado a atender as nove cidades da Baixada Santista”, afirmou Rosana. Há a possibilidade de a unidade ser instalada em Praia Grande ou na área continental de São Vicente.

"Eu sou a casa do titio"

Levy Fidelix, pré-candidato à prefeitura de SP, sobre receber políticos que pretendiam ingressar no Aliança pelo Brasil - partido não criado a tempo para as eleições deste ano - no PRTB.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados