últimas notícias
De olho no Poder
Semanalmente, o jornalista Bruno Hoffmann traz uma apuração exclusiva sobre a política paulista.
[email protected]
Gilberto Natalini, vereador de São Paulo pelo PV
Gilberto Natalini, vereador de São Paulo pelo PV

Vereador pede investigação em plano de reforma de calçadas da Prefeitura de SP

De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

O Plano Emergencial de Calçadas da Prefeitura de São Paulo pretende reformar 1,5 milhão de m² de calçadas até o fim do ano. De acordo com estudo do vereador Gilberto Natalini (PV), porém, além de não haver tempo hábil para cumprir a meta, a gestão Bruno Covas (PSDB) está quebrando calçadas boas e permeáveis para colocar no lugar uma espécie cimento impermeável, como nas ruas Borges Lagoa (na Vila Mariana) e Serra de Bragança (no Tatuapé). O vereador, que defende a necessidade de reforma nos passeios da Capital, disse que a prefeitura está readequando até as calçadas boas “por falta de noção e compromisso com a sustentabilidade” e por ser vésperas de eleições. Ele entrará com uma representação no Ministério Público para investigar as supostas irregularidades. “Estão jogando dinheiro fora”, lamentou.

Árvores.

A briga de um grupo de moradores do Jardim Têxtil, na zona leste da Capital, para evitar que o Metrô derrube 355 árvores para obras de uma nova estação da Linha 2-Verde foi parar na Câmara Municipal. A Casa deve realizar uma audiência pública para debater a retirada das espécies, a pedido do vereador Gilson Barreto (PSDB), que mora na região. “Somos favoráveis ao Metrô, mas não pode, aleatoriamente, chegar uma empresa e tirar todas as árvores. Não foi dada satisfação suficiente para a população”, disse Barreto.

Baixa adesão.

Santos é a única cidade do litoral paulista com índice de isolamento social abaixo de 40%. De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP), na quinta-feira (3) 38% dos moradores do município se mantiveram em casa. Guarujá e Caraguatatuba vêm a seguir, com 43%. A cidade litorânea (e de todo o Estado) com mais respeito à medida é São Sebastião, com 55% de cumprimento dos moradores à orientação.

Reserva Raposo.

Na quinta-feira (3), a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma audiência pública para debater a construção do empreendimento imobiliário Reserva Raposo, na região do Butantã, zona oeste da Capital, para 60 mil moradores. Segundo Felipe Valentim, que vive na Cohab Raposo, é preciso esclarecer de que forma a população do entorno terá acesso aos espaços públicos. “Está se constituindo um novo bairro, e precisamos garantir o acesso de todos”.

Sorocaba.

Após uma série de reclamações de motoristas, o trecho da rodovia SP-79, entre as cidades de Sorocaba e Juquiá, pode ser reformado em breve. O deputado estadual Danilo Balas (PSL) encaminhou ao governador João Doria (PSDB) um pedido de obras de melhorias do trecho, com nova pavimentação, duplicação, acostamento, iluminação e telefones de emergências, entre outras medidas de segurança. “Os motoristas e pedestres são obrigados a passar diariamente por riscos constantes de acidentes. A estrada está em péssimo estado”, explicou Balas.

"O povo tem os governantes que merece"

Janaina Paschoal (PSL), deputada estadual, ao dizer que “uma excelente pessoa” desistiu de concorrer nas eleições para vereador na Capital pelos ataques sofridos nas redes sociais.

Comentários

Tops da Gazeta