X

DE OLHO NO PODER

Por Plano Diretor, Nunes deve manter ‘estilo Covas’ na prefeitura

De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Publicado em 21/05/2021 às 16:14

Atualizado em 21/05/2021 às 16:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Ricardo Nunes é prefeito de São Paulo / Roberto Casimiro /Fotoarena/Folhapress

Parte dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo acredita que, de fato, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai dar continuidade ao estilo de Bruno Covas (PSDB), que morreu em 16 de maio em decorrência de complicações de um câncer, na gestão municipal. Pelo menos em 2021. O entendimento é que o emedebista deve manter boa parte dos nomes escolhidos pelo tucano para o secretariado e outros cargos de confiança. Essa seria uma forma, de acordo com uma fonte consultada pela coluna, de não causar qualquer estremecimento com a base aliada na Câmara, já que em novembro deve haver a votação do Plano Diretor, considerada a pauta mais importante do ano pelo Executivo. “Mas ano que vem o cenário deve mudar, por causa das eleições e uma pressão maior do MDB por espaço”, explicou essa fonte, um assessor experiente da Casa.

Falta de diálogo

Em entrevista exclusiva à Gazeta, o deputado federal Vinicius Poit (Novo) – que pretende concorrer ao Governo de São Paulo em 2022 – disse entender que algumas medidas de restrição às atividades comerciais deveriam ter sido adotadas no Estado, mas criticou a forma como o governador João Doria (PSDB) fez isso. “Há falta de diálogo, de proximidade e de previsibilidade. A forma de passar isso é ruim. É uma forma autoritária e sem diálogo”, criticou o parlamentar.

Pesca

Com manifestações marcadas para o fim de semana em várias cidades do litoral paulista, os pescadores artesanais do Estado pedem a suspensão de norma do Ibama que proíbe o uso de redes de emalhe de superfície, chamada de boieira, para a captura de tainhas nesta época do ano – o que, diz a categoria, é essencial para o sustento familiar. A deputada federal Rosana Valle (PSB) anunciou ter pedido ao secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, atenção sobre o pleito dos pescadores artesanais paulistas.

Barreiras

A cidade de SP poderá ter barreiras sanitárias para controlar a chegada de passageiros que possam estar contaminados com a variante indiana do coronavírus. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, conversou com o ministro da Saúde sobre esse assunto. “A Prefeitura de São Paulo fez uma indicação de que já se atue com a prevenção”, afirmou o prefeito. A gente não vai esperar acontecer para atuar”, completou.

Tucanato

A ida do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, para o PSDB (até semana passada ele estava no DEM) mexeu com o jogo político do tucanato para 2022. O governador João Doria quer que Garcia seja candidato ao governo paulista, enquanto ele disputaria a presidência. Só que o ex-governador Geraldo Alckmin também indicou o desejo de voltar a concorrer ao cargo que comandou por quatro mandatos. Há a possibilidade do PSDB escolher o pré-candidato em nível estadual ainda neste ano – e a de Alckmin procurar outra legenda em busca do Palácio dos Bandeirantes.

“A resposta seria não”
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, ao ser questionado pela “Veja SP” se aceitaria convite para migrar para o PSDB neste momento.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Vagas abertas

Marinha divulga concurso com salários de mais de R$ 9 mil; veja como participar

Interessados devem realizar as inscrições pelo site da Marinha até 8 de maio; ao todo, devem ser 60 vagas disponíveis

AVENIDA PAULISTA

Masp inicia primeira reforma desde sua inauguração, em 1968

Obras no cartão-postal paulistano deverão durar cerca de seis meses e não vão afetar as visitações; saiba mais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter