últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário e especialista em cirurgia plástica e reconstrutiva, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
Cavalo
Cavalo

Cavalo Puro Sangue Árabe

É uma das mais antigas raças equinas

Como o próprio nome já diz, é uma raça equina originada na Península Arábica, mas sua origem segue de mistérios e sua estória é cercada por lendas. É uma das mais antigas raças equinas, sendo usado para melhorar outras raças, dando-lhes mais velocidade, refinamento, resistência e estrutura óssea.

Atualmente o sangue árabe faz parte de quase todas as raças modernas de cavalos. Com um peculiar formato do crânio e da cauda, o cavalo árabe é uma das mais facilmente identificáveis raças de cavalo. Se difundiu pelo mundo mediante a guerra e o comércio. São apreciados por sua beleza, inteligência, características físicas diferenciadas e uma capacidade única de se relacionar com seus proprietários. Figuras como Alexandre O Grande, Napoleão e até George Washington cavalgaram nos Puro Sangue Árabes.

Durante séculos, cavalos árabes viveram no deserto em estreita associação com os humanos. Para abrigo no deserto e proteção contra roubo, dormiam na tenda dos beduínos, perto das crianças e da vida familiar diária. Apenas os cavalos com bom temperamento eram mantidos no rebanho.

Um dos grandes exemplares dessa bela raça no Brasil é o reprodutor Barolo Carol. Alojado no Haras 7 Flores, localizado em Pilar do Sul, interior de São Paulo. A produção desse garanhão vem chamando a atenção de muitos criadores, nacional e internacionalmente por sua beleza, atitude, movimentação e estrutura. A docilidade dos filhos do Barolo é impressionante. Desde potrinhos muito novinhos, eles já querem estar próximos e procuram o contato com seres humanos. Nas exposições, um dos filhos de maior destaque do Barolo Carol, é a égua Leelah SPO. Ela foi consagrada campeã nacional júnior fêmea bronze. Texto escrito pela Médica Veterinária Sandra Platzeck, grande criadora e apreciadora desta belíssima raça de cavalos.

Comentários

Tops da Gazeta