Publicidade

X

ESPAÇO DOS BICHOS

O papel das aves no ecossistema

As aves são nossos grandes aliados para devolver a natureza o que foi destruído

Edgard Brito

Publicado em 01/06/2021 às 18:58

Atualizado em 19/04/2022 às 14:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Araras / / Marcelo Lima de Freitas

Nesse momento a recuperação do equilíbrio ambiental é muito importante, e as aves são nossas grandes aliadas para devolverem à natureza o que foi destruído por intempérie, queimadas ou pelo homem. Graças a seu hábito alimentar e sua característica de locomoção, o voo, as aves propiciam à natureza um reflorestamento e um controle de pragas.

Elas podem ser granívoras (se alimentam de grãos e sementes), frugívoras (de frutas) insetívoras(de insetos), carnívoras, piscívoras (peixes), nectarívoras (néctar) ou necrófagas (cadáveres), muito importantes para o equilíbrio ecológico, dispersando sementes, regulando o aumento de populações indesejáveis, mantendo a natureza limpa, polenizando as plantas e reflorestando áreas devastadas.

Pelo fato de voarem, conseguem levar a áreas degradadas sementes de árvores nativas, que longe da matriz conseguem se desenvolver. Pelas características atrativas das frutas como cores, suculência, cheiro e formato, as aves e mamíferos são atraídos, ao ingerir, disseminam as sementes por toda área necessitada de atenção através da defecação das sementes. Algumas aves escondem alimentos (sementes) enterrando no solo, que favorece o desenvolvimento florestal.

Aves de rapina fazem a faxina, controlando também roedores entre outras presas que estejam em maior quantidade, beneficiando o ecossistema. Muitas espécies de aves se alimentam de invertebrados, neste sentido, atuam controlando populações de insetos e outros pequenos animais, porém é um processo lento, se não prestarmos atenção, haverá propagações de espécies vegetais e animais, favorecendo uma nova floresta e com novas biodiversidades de animais e vegetais. Para o homem, especialmente a criança, as aves além deste papel importante na natureza, trazem a alegria com suas cores, sons e movimentos tão apreciados por todos. Preserve a natureza.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter