últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
Técnicas para o restabelecimento do animal
Técnicas para o restabelecimento do animal

Reabilitando animais e toda a família juntos

Especialista associa a maioria dos problemas de saúde animal ao manejo propiciado pela família no convívio diário

Constelação Familiar, comunicação intuitiva, Florais de Bach, Cromoterapia e Reiki possibilitam o restabelecimento da saúde do animal e de todo o sistema familiar no qual ele está incluído, garante a médica veterinária Carolina de Oliveira Rodrigues, que indica e usa a acupuntura, laserterapia, cinesioterapia, eletroterapia, magnetoterapia, entre outras técnicas para o restabelecimento do animal e de toda a família.

Carolina associa a maioria dos problemas de saúde animal ao manejo propiciado pela família no convívio diário. Pisos escorregadios, sofás e camas altas, associados a um estilo de vida sedentário, aumentam exponencialmente as predisposições a lesões ortopédicas por exemplo. Ansiedade de separação, automutilação, doenças de pele crônicas, entre outras patologias, tem sido alvo de observação e tratamento pelos veterinários deste segmento.

Atuando há mais de 10 anos com reabilitação animal, Carolina trabalha diretamente com a família como um todo e observa como algumas características do sistema familiar têm total relação com as doenças e com a recuperação dos animais. Tornou-se cada vez mais frequente a observação dos tutores também ao dizerem "doutora, ele tem o mesmo problema no quadril que eu tenho" ou até mesmo "parece mais comigo do que meu filho".

Com este olhar iniciei uma profunda caminhada na Medicina Veterinária Sistêmica, comenta Carolina, que me trouxe uma visão abrangente, mostrando que todos fazem parte e estão intensamente ligados ao sistema familiar. Nesta visão, observamos os animais atuando com frequência como bioindicadores de alterações da família constituída de animais humanos e não humanos.

*Apoio Mario Eiras Garcia

 

Comentários

Tops da Gazeta