últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
Pulgas e carrapatos aumentam no verão
Pulgas e carrapatos aumentam no verão

Pulgas e carrapatos aumentam no verão

O calor e a umidade do ar são condições ideais para a reprodução de pulgas e carrapatos

Mesmo que seu cão ou gato vivam apenas dentro de casa, a prevenção para ecto parasitas deve ocorrer, pois estes parasitas podem transmitir doenças graves ao seu animal. Causam desde coceiras até doenças letais. O calor e a umidade do ar são condições ideais para a reprodução de pulgas e carrapatos. Dentro de casa as formas jovens da pulga se acomodam em frestas e pequenos espaços, ficando latente por períodos variados. Uma fêmea de pulga pode depositar em torno de 50 ovos por dia no hospedeiro. Esses ovos caem no ambiente onde o animal vive e após maturação liberam as larvas que se adaptam em locais como tapetes, cobertas e sofás. Após um período de alimentação, as larvas se protegem num casulo chamado de pupa até amadurecer numa pulga jovem. Quando sai do casulo, essa pulga jovem procura rapidamente os animais para se alimentar e se reproduzir, dando continuidade ao seu ciclo.

No ser humano, podem levar a uma infecção provocada por arranhões de gatos infectados com a bactéria Bartonella henselae, que é transmitida aos felinos através da picada de pulgas. A chamada doença da arranhadura do gato começa com nódulos avermelhados, e pode ocorrer aumento de gânglios regionais.

No caso de infestação por carrapatos, o problema é mais difícil de combater, além da maior gravidade das doenças transmitidas por eles, entre elas a Erlichiose e a Babesiose, que são hemoparasitas, destroem as plaquetas do sangue, propiciando hemorragias nos animais afetados além de outros sintomas graves que podem levar a óbito.

A recomendação para uso regular de produtos orais, sprays ou top-spot nos animais regularmente inibem bastante a chance do animal ser parasitado por eles. Um novo aliado para ajudar no controle e anotação dos dados da frequência do uso destes produtos, é o aplicativo PetZillas, é possível registrar e controlar vacinas, medicamentos, peso, consultas e exames e outras atividades referentes aos animais. Além disso, o app pode compartilhar os dados dos pets com outras pessoas.

Comentários

Tops da Gazeta