A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 01 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Espaço do bicho

Passear com o seu cãozinho risco ou prazer?

Passear com seu cãozinho, seja ele pequeno ou grande, de companhia ou de guarda, exige atitude responsável, pois implica em possibilidade de dano à coletividade

Edgard Brito

29/12/2021 às 13:49  atualizado em 19/04/2022 às 14:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Passear com seu cãozinho é a ocasião mais divertida pra ele, porque interage em ambiente diferente

Passear com seu cãozinho é a ocasião mais divertida pra ele, porque interage em ambiente diferente | Divulgação

Passear com seu cãozinho é a ocasião mais divertida pra ele, porque interage em ambiente diferente, sente cheiros variados, gasta energia, se socializa com outros cães, outras pessoas e volta pra casa satisfeito e feliz! Porém, passear na via pública com seu cão exige cuidado, segurança e respeito ao próximo, já que nem todos amarão o seu pet. Por isso o uso da guia para cachorro com a coleira ou peitoral é imprescindível, independente da existência ou não de Lei, pois auxiliam no controle das ações e reações do cão e ainda evita fugas inesperadas. Entretanto, é comum encontrar cachorros andando soltos por aí, em parques e locais bem movimentados, acarretando avarias graves, como acidentes.

Continua depois da publicidade

Passear com seu cãozinho, seja ele pequeno ou grande, de companhia ou de guarda, exige atitude responsável, pois implica em possibilidade de dano à coletividade. Algumas razões para não andar com seu cão sem a guia e coleira: - cachorro macho não castrado pode correr atrás de fêmeas no cio, pois ficam hipnotizados, podendo fugir, ter ativada a dominância e brigar com outros cães; - acidentes são comuns com cães que passeiam sem guia, porque um cão que anda solto pode se assustar com barulhos ou se distrair com algum estímulo e correr, às vezes em direção aos carros, sendo atropelado; - seu cachorro pode atacar outro animal e vice-versa, pois ao passear com ele sem guia, você perde o controle do seu pet, e ele pode tentar se aproximar de um cachorro reativo, por exemplo, e desencadear uma briga.

Em parques, o cão pode tentar caçar outros animais que vivem ali, como gatos, pássaros e roedores e sair machucado; cachorro sem guia pode fugir e não retornar; cachorro passeando sem guia pode comer algo que não deve e vir a ter intoxicação alimentar; cachorro sem guia pode se aproximar de pessoas que não gostam ou têm medo de animais e, mantendo seu cãozinho na guia, você estará respeitando o espaço do outro, seja criança, adulto ou idoso.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados